terça-feira, março 22, 2005

Comida... mais uma vez

Isto era para ser uma resposta ao comentário do "re", ali em baixo, mas acabou por ficar tao grande (eu tenho este hábito de me entusiasmar quando "falo"), que achei melhor fazer um novo post:

O que comer e onde comer, em Munique



O meu prato alemao preferido é Wiener Schnitzel (panado de porco) com batatas fritas, de preferência com molho de "Himbeere" (framboesa, acho). Mas "Halbes Hänchen" (meio frango, supostamente grelhado mas que na realidade é meio cozido, se tivermos sorte, e depois levemente grelhado), normalmente com "Kartofelsalat", também marcha. Uma "especialidade" sao as "spare ribs" (sim, em inglês), mas eu nao gosto, por causa do molho que poem (barbecue).
A minha comida preferida para depois do ski costuma ser "currywurst mit pommes" (uma salsicha vermelha com ketchup e um bocado de caril em cima, com batatas fritas).
Na altura do frio (Natal e nao só), gosto de comer umas salsichas vermelhas (outras, acho eu, mas para mim elas sao demasiado parecidas) no pao, que se vendem, nas barracas em Karlsplatz (a Sta Catarina cá do sítio), por exemplo, mas nao sei como se chamam. Já ouvi diversos nomes, sendo um deles "Räuberwurst", mas dessa vez achei que o empregado estava a gozar comigo (Räuber=ladrao, Wurst=salsicha).
Restaurantes alemaes... bem, eu costumo evitá-los, gosto mais dos italianos, do português e de um chinês onde costumo ir... Mas posso recomendar, pela piada, a Hofbräuhaus (pelos turistas e por ter o ambiente mais parecido com a Oktoberfest durante todo o ano). Há ainda outro clássico: o Löwenbräu, em Brienner str. (às vezes também têm lá eventos, como a feira esotérica). No Verao, os Biergartens (jardins de cerveja), em especial gosto de um que fica ao lado do jardim botânico antigo, porque tem bastante mais sol que o normal. Os alemaes gostam de ir para os biergartens quando fica sol, mas depois poem-se à sombra... Alguns destes locais têm tantas árvores gigantescas que ficam quase totalmente à sombra durante a maior parte do dia.
Nesse mesmo sítio tem um restaurante (nao sei bem se alemao ou outra coisa), acho que se chama Parkkaffee, com um ambiente engraçado (e uma boa esplanada quando está bom tempo).

E por falar em Biergartens, nestes jardins, onde há bancos e mesas com fartura, podemos trazer a comida de casa, apenas é obrigatório comprar as bebidas. A maioria das pessoas nao o faz, mas por vezes é prático!

A coisa que os alemaes têm mais parecida com chouriço é o "salami". Nao só soa mal, como nao é verdadeiramente chouriço. Mas têm salsichas de todo o género e feitio, incluindo a famosa weisswurst (salsicha branca), que, ao contrário do que alguns turistas pensam, nao é para comer com pele!!!

Acabo de me lembrar de mais um restaurante especial, só nao me lembro do nome... Talvez seja "potato house", fica em Marienplatz e a especialidade sao batatas, feitas segundo diversas receitas europeias. Até tem bebidas feitas à base de batata. Nao é a cozinha alema típica, mas é muito bom (isto soa exactamente ao contrário do que o que eu penso).

(outro post sobre os alemaes e a comida, aqui)
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

Eu tambem! Será que é por ser do norte tambem?!
Já fui a alguns destes lugares. Rendi-me ao encanto dos beergardens pq acho tao fixe! Afinal foi assim que aprendi a saborear a cerveja. A Oktoberfest é um fenómeno, recomendo a toda a gente. Gasta-se uma fortuna, mas é daquelas experiencias catalogadas 'pelo menos uma vez na vida'.
O Café Lisboa é caro? E a comida é mesmo portuguesa, ou fica aquem? (snowgaze, sabes qual é a linha do metro para lá?)

By Blogger Mãe Minhoca, at 12:56 da tarde  

O Lisboa Bar é talvez um pouquinho mais caro que os restaurante alemães normais, mas vale a pena. É mesmo português, embora de vez em quando tenham umas empregadas alemãs. A comida é portuguesa, mas mais tipica do sul (bitoques). Pessoalmente, recomendo o bacalhau :). Se bem me lembro, também há rissóis e bolinhos de bacalhau. Há cerveja portuguesa e vinho verde! :)
Fica em Ostbanhof, por isso qualquer podes apanhar qualquer S-bahn ou então o U-5.

By Blogger snowgaze, at 1:31 da tarde  

Enviar um comentário página inicial