domingo, dezembro 19, 2004

Bolo de chocolate

Só para ficar acessível de todo lado, aqui vai ele.

1. bater 7 gemas com 325g de acúcar
2. adicionar 325g de farinha + 125g de chocolate em pó + 2 chávenas de café de óleo + 2 chávenas de água morna + 3 colheres de chá de fermento
3. por fim, adicionar as claras em castelo
4. vai ao forno a 180°C durante +/- 30 minutos

Nota: com chocolate em pó, a massa fica muito dura. Tao dura que já me chegou a dar cabo de uma batedeira (provavelmente o motor queimou pois nao aguentou a massa tao dura). Experimentei com chocolate preto em barra (50% de cacau) derretido em banho maria com um pouco de leite e água, e o bolo fica muito mais fôfo e delicioso. Nao fica tao castanho, é verdade, mas é muito mais saboroso.

cobertura:

Derreter uma tablete de chocolate em banho maria com 2 colheres de sopa de leite e uma de manteiga. Espalhar por cima do bolo.

Outra cobertura (de outra receita):

2 claras; 2 tabletes (200g) de chocolate preto; 4 colheres de sopa de acúcar; 200g de leite condensado

Bater as claras em castelo e juntar o acúcar, sempre batendo aos poucos, até formar um suspiro firme. Derreter o chocolate em banho maria e misturar o leite condensado até fazer um creme. Acrescentar a mistura ao suspiro até ficar um creme homogéneo. Meter no frigorífico durante uma hora, e depois colocar no bolo.

A segunda cobertura é bastante mais cremosa que a primeira, mas dá mais trabalho. Além disso as latas de leite condensado que costumo comprar têm 375g em vez de 200, o que baralha um pouco as contas (eu costumo deitar a lata toda para nao sobrar).
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial