sexta-feira, fevereiro 25, 2005
Comida
As porções que são servidas são normalmente gigantescas. É normal perguntarem-me se quero levar os restos para casa porque sobrou cerca de metade. Uma vez, num restaurante a que ia pela primeira vez, tive a bela ideia de mandar vir uma Riesenschnitzel (Riesen=gigante) com a intenção de a partilhar com o meu filhote. A carne cobriu o prato todo. Acabou por dar para 3...
Sobremesas... é difícil. Os bolos não são lá muito bons (ou os meu standards são altos demais), por isso não costumo comer. E os alemães adoram comer fatias de bolo acompanhadas de montes de chantilly. Acho que nunca vou perceber.
Felizmente descobri uma sobremesa típica deliciosa: Aplfelstrudel, um bolo com (muita) maçã cozida dentro, servido com molho de baunilha quente. Uma delícia. Claro que entretanto já descobri que há sítios onde vendem isto com chantilly, em vez do molho de baunilha...
Mais um pormenor interessante: os alemães têm por hábito comer apenas uma refeição quente por dia. Ou seja, aquilo a que nós chamaríamos almoço ou jantar, tradicionalmente eles comem uma vez ao dia. Ou almoçam ou jantam. Quando almoçam, na "hora" do jantar (que costuma ser entre as 6 e as 8) comem umas sandes, ou qualquer outras coisa "leve"... e fria.
Uma vez por semana têm o costume de comer uma refeição "doce". Algo a que nós chamaríamos sobremesa, eles comem como refeição, mas na quantidade apropriada (ou seja, o dobro ou mais do que comeriam se fosse sobremesa e não almoço/jantar). Por exemplo, Kaiserschmarrn. Este é prato feito com farinha, ovos, açúcar, manteiga, puré de maçã, um pouco de sal e passas de uva (estas acho que são opcionais). Ah, e ainda canela e açúcar em pó (aquele fininho). A primeira vez que me tomei contacto com esta especialidade, não fazia ideia do que era, e foi-me apresentado como almoço. Foi muito estranho. Soube-me a sobremesa, e ainda me estava a fazer falta o almoço propriamente dito...
Este testamento todo para dizer apenas que esta ideia da refeição "doce" não é má de todo. Aliás, lá em casa rendemo-nos, e ao fim de semana há crepes ao jantar. Com chocolate, doce de fruta, frutos secos, tudo!!! Uma delícia!!! 3 comentário(s)
3 Comentário(s):
Por cá já se vai encontrando Aplfelstrudel com mais facilidade (para mal do meu excesso de calorias) :(
Fiquei a saber que a minha tendência para uma única refeição quente por dia afinal tem mais adeptos :) o que me dá argumento sempre que resmungarem comigo por causa deste meu hábito.
By ana.in.the.moon, at 2:59 da tarde
Sorri ao ler este teu post! penso como tu em várias alturas, estes alemães não sabem mesmo comer, eu bem lhes tento mudar os habitos, sou casada com um alemão que já é mais portugues que eu...
By Micas, at 2:38 da tarde
eu acho que os alemaes fogem da cozinha como o diabo da cruz! O que mais me irrita é o molho. Acho que se cozinhasse ao meu namorado um bife grelhado, assim, ao natural, temperado, claro, ele se rebolava a rir! Entao, e o molho?!! Molho na salada, na carne, nas batatas, em todo o lado. Se nao souber fazer, vai de pacote!
Eu acho pratico comer uma sandocha e uma salada ao almoCo e à noite cozinhar. Mas escusado será dizer que a nossa gastronomia dá de dez na deles... embora adore Krautsalat e Apfelstrudel com o molho de baunilha... e Dampfnudel, e Zwetschgenkuchen e adoro a estaCao dos espargos!!!!
Tenho saudades de comer bom peixe, feijoada e até aCorda... aaaaahhhhhh...
By Mãe Minhoca, at 2:14 da tarde
Enviar um comentário página inicial