
Sempre gostei de gelados. Mas desde que estive em Itália pela primeira vez, que adoro gelados de fruta artesanais. Os gelados italianos "feitos em casa" sao do melhor que há. E, por incrível que pareça, facílimos de fazer. Basta ter os ingredientes certos, e uma varinha mágica, quer dizer, o instrumento apropriado: uma máquina de fazer gelados, como a da imagem (uma pechincha, na amazon, menos de 40$).
Por exemplo, os meus favoritos:
Ingredientes básicos:
250ml de leite (eu uso meio gordo)
180 gramas de açúcar (a receita dizia 200, mas fica muito doce, e de qualquer maneira já faço tudo a olho, pois perdi as receitas há anos)
Conforme o sabor que se quiser, junta-se a fruta, por forma a que, no total, a mistura tenha menos de 800ml. É essa a capacidade da minha máquina, e se a mistura tiver maior capacidade, o gelado sai por fora da máquina, o que nao convém nada.
Por exemplo: para gelado de banana, juntam-se 200-250 gramas de banana. Se for de morango, têm que ser cerca de 400 gramas de morango. Acabo de fazer um gelado de frutos do bosque (vinham todos misturados numa caixinha, congelados), com 300 gramas de fruta - a caixa toda, basicamente. O gelado de melao também é delicioso, mas nao sei de cor quanto melao leva, só sei que nao é o melao inteiro! :)
Misturam-se os 3 ingredientes com a varinha mágica (será que há outro nome para aquela coisa que desfaz tudo o que se lhe poe à frente, quer dizer, por baixo?), deitam-se na máquina de fazer gelados, espera-se cerca de 25-30 minutos... e o milagre acontece. Convém meter no congelador umas horas antes de comer, mas o próprio acto de rapar o tacho é delicioso. Et voilá, está pronto um dos melhores gelados do mundo. Sem corantes, sem conservantes, sem natas, e sem açúcar em excesso. Aposto que até faz emagrecer! :)
[Adenda:] Para o gelado de frutos do bosque é melhor só usar cerca de 200gr de frutos (mais para menos do que para mais). O gelado de melao leva cerca de metade do dito. 5 comentário(s)