sexta-feira, Maio 20, 2005

Os melhores gelados do mundo


Sempre gostei de gelados. Mas desde que estive em Itália pela primeira vez, que adoro gelados de fruta artesanais. Os gelados italianos "feitos em casa" sao do melhor que há. E, por incrível que pareça, facílimos de fazer. Basta ter os ingredientes certos, e uma varinha mágica, quer dizer, o instrumento apropriado: uma máquina de fazer gelados, como a da imagem (uma pechincha, na amazon, menos de 40$).
Por exemplo, os meus favoritos:

Ingredientes básicos:
250ml de leite (eu uso meio gordo)
180 gramas de açúcar (a receita dizia 200, mas fica muito doce, e de qualquer maneira já faço tudo a olho, pois perdi as receitas há anos)

Conforme o sabor que se quiser, junta-se a fruta, por forma a que, no total, a mistura tenha menos de 800ml. É essa a capacidade da minha máquina, e se a mistura tiver maior capacidade, o gelado sai por fora da máquina, o que nao convém nada.
Por exemplo: para gelado de banana, juntam-se 200-250 gramas de banana. Se for de morango, têm que ser cerca de 400 gramas de morango. Acabo de fazer um gelado de frutos do bosque (vinham todos misturados numa caixinha, congelados), com 300 gramas de fruta - a caixa toda, basicamente. O gelado de melao também é delicioso, mas nao sei de cor quanto melao leva, só sei que nao é o melao inteiro! :)

Misturam-se os 3 ingredientes com a varinha mágica (será que há outro nome para aquela coisa que desfaz tudo o que se lhe poe à frente, quer dizer, por baixo?), deitam-se na máquina de fazer gelados, espera-se cerca de 25-30 minutos... e o milagre acontece. Convém meter no congelador umas horas antes de comer, mas o próprio acto de rapar o tacho é delicioso. Et voilá, está pronto um dos melhores gelados do mundo. Sem corantes, sem conservantes, sem natas, e sem açúcar em excesso. Aposto que até faz emagrecer! :)

[Adenda:] Para o gelado de frutos do bosque é melhor só usar cerca de 200gr de frutos (mais para menos do que para mais). O gelado de melao leva cerca de metade do dito.
8 comentário(s)

8 Comentário(s):

Sempre ouvi dizer que os gelados italianos levavam ovos. Já vivi com dois italianos e eles confirmaram. Eu achei um bocado estranho porque nunca tinha visto nenhuma receita de gelado que levasse ovos.
De qualquer maneira, a receita que descreves parece óptima. Tenho pena de não ter essa máquina de fazer gelados.
(Agora lembrei-me dos 100 Anos de Solidão do Gabriel Garcia MArquez... quando ele descreve a máquina de fazer gelo.)

Bom fim de semana!! :-)

By Blogger esdruxulina, at 3:09 da tarde  

Também há alguns que levam ovos, mas nem todos! :) Alguns também levam um pouco de sumo de limao. As próprias máquinas vêm com umas receitas (eu perdi as minhas...), mas claro que também se pode inventar. Nao é nada difícil! :) (e é delicioso!!!)

By Blogger Snowgaze, at 7:24 da tarde  

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

By Blogger esdruxulina, at 6:01 da tarde  

desde ontem que não penso noutra coisa sem ser em comprar uma máquina de fazer gelados. já encontrei algumas online e tudo...

must have one!! :-)))

By Blogger esdruxulina, at 6:09 da tarde  

Fazes bem. Garanto que vais adorar!!! :)

By Blogger Snowgaze, at 9:36 da tarde  

Hallo, Liebe Snow!
Und jetzt bin ich neugierig geworden, wo genau findest du meio gordo milch na nela deutschland?
:))

By Blogger Minhoca,a verdadeira, at 11:19 da manhã  

Pois, confesso que foi uma das minhas actividades dos primeiros tempos, decobrir o que era leite meio gordo por aqui. Então, há o leite "Vollmilch", que é o gordo, com 3,5% de gordura, e o "outro", com 1,5% de gordura que corresponde ao nosso meio gordo...acho que se chama "fettarme Milch",! :)

By Blogger Snowgaze, at 11:37 da manhã  

aaaahhh! ok, mto me informas, pois eu achava que o magro de cá era tipo o magro de lá, ou seja, convenci-me que cá nao havia meio-termo. Mas de facto, o 'magro' de cá nao é tao aquoso como o de PT!

By Blogger Minhoca,a verdadeira, at 5:25 da tarde  

Enviar um comentário página inicial