terça-feira, abril 03, 2007

Turdus merula

Acabado que está o Inverno (qual Inverno?), chegada a primavera (mas ela só esteve uma semana de férias), as árvores estão cheias de rebentos, e há flores novas por todo o lado. Os pássaros pretos gigantes, feios, barulhentos assassinos (nunca me hei-de esquecer de como assassinaram a sangue frio um pequeno melro que depois comeram no ramo de uma árvore, no ano passado, mesmo em frente ao meu nariz, e eu a ver, da varanda da minha casa, e nem sequer tinha um calhau para lhes atirar, sacanas dos bichos) já não são os únicos a pintar a paisagem. A menos de dois metros de mim, vejo pela janela dois melros muito entretidos. Não se incomodam comigo, deve ser uma falsa sensação de segurança por terem o vidro a protegê-los, aliado ao facto de me ter levado algum tempo a aperceber-me do que se estava a passar, os dois passaritos pretos vão debicando as plantas, escondem-se entre um arbusto - mesmo à minha beira, vejo-os tão bem -  e vão remexendo a terra. Parece que estão a fazer um ninho - estarão? não me importava nada, tudo menos aquelas gralhas horríveis - os bicos investigam todo o terreno nas proximidades e ainda aproveitam para meter alguma coisa para o bucho, que os passarinhos também precisam de se alimentar. Quando tenho a natureza a manifestar-se assim tão perto de mim tenho que parar o que estiver a fazer e observar, nesses momentos tudo fica silencioso, só ouço aquilo que quero ouvir, só vejo aquilo que quero ver. Chiu, não incomodes, senão acaba-se tudo, parte-se a cena em mil pedaços e não fica nada.

São dois melros, blackbirds em inglês, eu que pensava que os melros eram pretos e de bico cor de laranja fico a olhar para estes dois e estranho-os. Um é preto sim senhor, com o tal bico alaranjado, mas o outro é castanho, que estranho, porque será. Vou ver à net, qual geek que se preze, afinal os melros são pretos, mas as melras, quer dizer, as fêmeas, são castanhas. Está explicado. Entretanto acabou-se-lhes a brincadeira e voaram - primeiro saltitaram uns metros, foram à casa de banho dos pássaros e só depois voaram - voaram para longe. Tomara que voltem. É que logo a seguir ouvi um pombo, e não era bem este o tipo de vizinho que eu gostava de ter.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

Eu também ouço passarinhos por todos os lados. ´Mas acho que com a troca de línguas me sinto cada vez mais incapaz de saber o que é o quê, entre os que só sei em português, os que só sei em alemao e os que sei nas duas línguas mas com a correspondencia avariada...

By Blogger Rita Maria, at 6:06 da tarde  

Enviar um comentário página inicial