segunda-feira, março 12, 2007

Cozinhar com o micro-ondas

Até há poucos anos, eu era um desastre na cozinha. Tinha tendência a deixar queimar a comida, era incapaz de fazer uma omeleta, enfim, sobrevivia, mas era apenas isso. Sempre ouvi falar de pessoas que deixam queimar as torradas. Eu já cheguei ao ponto de não só deixar as torradas queimar, como apenas dar por isso quando a torradeira já há muito que tinha deixado de apenas deitar fumo apresentando-se em chamas. Felizmente o fogo não se alastrou pela cozinha, senão iria ter muito que explicar.
O meu problema não é falta de jeito, pelo menos não completamente, mas sim falta de paciência. Nunca me aconteceu fazer pipocas e não por a tampa, como um certo senhor que conheço, e que ao ver o sucedido, em vez de tapar a panela resolver apanhar as pipocas no ar com um tacho. Mas isso é só para génios da cozinha, que tratam o verbo cozinhar como se fosse um desporto. Para mim, enquanto o acto de cozinhar consiste em cortar legumes ou carne e meter coisas para a panela, tudo bem. Quando se trata de esperar é que a coisa começa a ficar preta, e em casos mais graves, carbonizada. É que eu simplesmente não consigo ficar a olhar para as panelas, e arrumo o lixo que fiz num instante, pelo que deixa de haver motivação para ficar na cozinha. Quando chega à fase de esperar, eu vou esperar para o computador, ou para a televisão, e esqueço-me completamente de que há vida na cozinha. Vida que às vezes é arruinada porque quando o cheiro a queimado chega às minhas narinas já a comida se estragou.
Felizmente a história não acaba aqui. Descobri o micro-ondas. Este maravilhoso electrodoméstico não só tem o condão de, quase como por magia, aquecer o leite sempre à mesma temperatura, exactamente como eu quero, nem frio demais nem quente demais, como além disso permite-me fazer todo e qualquer cozinhado sem acidentes negros. Bem, pelo menos na maioria dos casos. E como é que eu faço bolos, refogados, massas, batatas, arroz, feijão, sopa, fritos, grelhados, enfim, tudo e mais alguma coisa, com a ajuda do micro-ondas? Simples. Eu não disse que o meu problema era esquecer-me das panelas ao lume? Basta usa a função mais útil do micro-ondas: o temporizador. Quando apita, está a comida pronta.
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial