terça-feira, outubro 24, 2006

A pesquisa

Comprei um pc novo. O meu antigo desktop já tinha tem quase 4 anos, e apesar de todas as coisas que lhe fui metendo - mais memória RAM, uma placa gráfica, gravador de DVDs, disco externo de 300GB, placa I-Link para ligar a câmara de vídeo, ... - já nao se aguentava para tudo o que eu queria que ele fizesse. O Natal está aí a chegar (faltam dois meses, só!!!) e eu vou precisar de finalmente editar o vídeo do Natal e passagem de ano que já estao com quase 365 dias em cima, para mostrar à família. Sim, que um dos pontos altos do Natal é a passagem do filme "O Natal do ano passado", que bate em audiências a Julie Andrews ou qualquer outro filme que já tenha passado mais de 10 vezes na televisao.
Isto de comprar pcs novos tem que se lhe diga. Principalmente quando se é forreta poupada, como eu. Começa logo por ser uma dor de cabeça o facto de haver tanta escolha - deve haver pelo menos umas 372462802 lojas, físicas ou virtuais, a vender computadores, mais o ebay e afins, e cada um vende uma coisa diferente. Deve ser por isso que há quem prefira portáteis - a escolha é menor e depois nao se pode andar a mexer tanto naquilo, o que significa que nao se vai ter que andar a descobrir quais os problemas que se arranjaram ao tentar resolver um outro problema. De qualquer modo, lá fiz umas pesquisas, e descobri aquilo que mais me interessava (nao tinha coisas a mais pelas quais nao estava disposta a pagar, suficientemente rápido e com memória RAM que se visse, e ainda um disco que nao me fizesse comprar outro nos próximos 15 dias - e nem me estou a esquecer que o disco externo de 300 GB vai continuar a trabalhar...) na "worten" cá do sítio. Chegando lá, encontrei um pc ainda melhor que o que tinha visto no site - estes tipos têm a mania de só pôr meia dúzia de produtos no site, que é para depois porem preços diferentes para os mesmos produtos conforme as lojas: por exemplo as lojas da antiga Alemanha de leste tipicamente têm preços mais baixos. Este segundo pc tinha um processador mais rápido, que era a grande vantagem, mas perdia na placa gráfica, que nao valia nada. Resumindo, comprei o segundo pc, mais barato que o outro que tinha visto na net, mas juntei-lhe uma placa gráfica a sério, já que a razao para a compra era mesmo estar a precisar de potência para processar vídeo.
Chegando a casa, há lá nada mais divertido do que ligar um computador novo e configurá-lo, e logo a seguir começar a meter-lhe mais peças. Para começar, era mesmo só a placa gráfica que precisava de ser adicionada - e urgentemente, que a placa que vinha com a motherboard era tao pobrezinha que quando eu queria descer numa página da net ou num documento, aquilo nunca mais se despachava.
Esta nao era a primeira vez que eu montava uma placa gráfica num pc. E hoje em dia o hardware é uma coisa relativamente simples, as coisas que têm que encaixar umas nas outras até vêm com códigos de cores e tudo, já nao há "jumpers" para mudar para trás ou para a frente (ou para tirar, ou sei lá mais o quê), é como encaixar duas peças de Lego, e qualquer pessoa é capaz de o fazer. Pois. Até aqui tudo bem. Só que desta vez, se o hardware nao deu problema nenhum, o software já nao quis cooperar. Ao tentar instalar os drivers, o tal software que faz com que a placa gráfica funcione, dei cabo de tudo. Dei, quer dizer, o CD de instalaçao é que deu, que eu nao tenho culpa nenhuma que aquilo esteja mal feito (óbvio!). Depois de várias operaçoes de reinicializaçao do computador bem sucedidas, o último pedido para reiniciar estourou com o sistema operativo. Ele arrancava, e depois daquela imagem bonitinha do windows a dizer que está a arrancar, arrancava outra vez. E outra, e outra, e outra. Lá saquei do CD de instalaçao/recuperaçao do windows xp, esperei tempos infinitos que aquilo carregasse, tentei reparar a instalaçao, nao funcionava, voltei ao início, voltei a esperar tempos infinitos, escolhi a (re)instalaçao do sistema operativo, e quando tudo parecia bem encaminhado, o tipo pede-me um ficheiro, o "viaagp1.sys". Eu sabia lá que raio de ficheiro é que era, experimentei procurar em todos os cds que tinham vindo com o computador ou com a placa gráfica, mas nada. Pura e simplesmente o raio do ficheiro nao existia. Ignorei, claro, e o sistema operativo lá acabou de instalar. Quando terminou, surpresa das surpresas, a placa gráfica nao estava a funcionar como devia ser. As imagens continuavam a descer muito devagar, e o sistema achava que nao havia placa gráfica nenhuma. Depois disto, passei a noite toda a tentar descobrir se a ligaçao da motherboard era ou nao compatível com a placa gráfica, a imaginar que teria que ir devolver a placa à loja e a amaldiçoar o tipo que ma vendeu dizendo que este computador devia levar uma placa AGP (por acaso o tipo até percebia de computadores, fiquei mesmo impressionada, desde que estou na Alemanha nunca tinha tido um vendedor tao competente!). Depois de pesquisas, e mais pesquisas e mais pesquisas ainda no google, fiquei a saber um monte de coisas sobre placas AGP e ligaçoes e velocidades e mais um montao de coisas que entretanto já esqueci (é para isso que serve a memória de curta duraçao - se uma coisa já nao interessa, deita fora). Mas, às 3 da manha, finalmente fiz a pesquisa certa. Tao certa, que tenho que partilhar com o mundo. Estas foram as palavras chave que me resolveram o problema (pesquisa em google.com):
viaagp1.sys doesn't start
Parece simples nao parece? Mas nao foi.
No link acima encontrei a informaçao que precisava, mais o sítio onde podia encontrar o maldito ficheiro (agora bem guardadinho no disco). Copiei o "viaagp1.sys", instalei o windows de novo, desta vez já sabia onde estava o que ele queria, et voilá, o computador está a funcionar lindamente. O único problema é que, à conta desta história toda, há 2 dias que ando com déficit de sono. E a hora que só muda no sábado...
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

O google é o melhor técnico de informática que existe!

By Blogger ups, at 11:22 da tarde  

Enviar um comentário página inicial