terça-feira, maio 23, 2006

Palhaços

Querida amiga,

não é fácil aprender português (nem alemão, já agora). E mesmo quando já se sabe bastante, não quer dizer que se tenha sucesso nas tentativas de utilizar a língua de Camões. Nunca se sabe que cromo nos vai sair como interlocutor. Quando o meu mais que tudo (MMQT) começou a ensaiar tentativas de ir comprar o almoço sozinho (ao Mac Donalds e outros que tais) em pt, saíam-lhe sempre uns empregados queridíssimos que se apercebiam logo que ele era estrangeiro e tratavam logo de falar inglês. Nessas alturas, o MMQT fazia de conta que não sabia inglês, e continuava com o seu sotaque macarrónico, a tentar explicar exactamente o que queria, e saía de lá satisfeito da vida e com o almoço num tabuleiro. Hoje em dia, de vez em quando ainda lhe saem uns cromos raros. Há uns tempos tive a sorte de o acompanhar numa visita a um stand da Olá, daqueles que vendem gelados deliciosos e têm bichas (eu não digo filas) de quilómetros. Chega a nossa vez, e o MMQT trata de fazer o pedido. Quer dizer, de tentar fazer o pedido. A gaja que estava atrás do balcão devia ser era uma palhaça profissional. Ao aperceber-se do sotaque sexy do MMQT começa a falar mais devagar, mais alto, olhos muito abertos, grande sorriso, e a apontar para tudo. Deu-me vontade de lhe explicar que o MMQT é estrangeiro, mas não é deficiente mental, nem surdo. Além do mais, ele sabe perfeitamente o que está a dizer, e o que quer. Não é preciso apontar para um cone e dizer "QUER UM CO-NE?" e apontar para o copo e dizer "OU QUER UM CO-PO?". E também não é preciso apontar para os sabores e dizer "QUER BAU-NI-LHA OU MO-RAN-GO OU CHO-CO-LA-TE?", principalmente se os nomes também estão escritos em inglês.
O mais esquisito é que por cá, quando as pessoas se apercebem que eu não entendo o que estão a dizer, têm tendência a falar mais devagar. Para mim não faz diferença a velocidade a que falam. Eu entendi muito bem as palavras que disseram, e sou capaz de as repetir uma por uma. Mas se não sei o que significam, não é por falar mais devagar que vou entender. Se ao menos apontassem... ;)
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

Sonho com esse dia, em que o Bola vai buscar o almoco sozinho e sem ser preciso fazer desenhos!

By Blogger Mãe Minhoca, at 12:27 da tarde  

de qualquer forma, nunca é demais dizer que eu adoro sotaque! Gosto que ele fale com sotaque estrangeiro, acho muito sexy!

By Blogger Mãe Minhoca, at 12:28 da tarde  

Enviar um comentário página inicial