segunda-feira, março 13, 2006

Blog do dia

Andava a fazer umas pesquisas na net, quando descobri este blog. Nao tem nada a ver com os outros blogues que tenho linkados por aqui, mas é daqueles que vou passar a visitar diariamente. Nada como descobrir respostas a perguntas que nunca tínhamos feito. Por exemplo, porque é que na Alemanha, o Gmail se chama Google Mail (link). E descobrir que ainda há quem use o pine (que saudades) para ver o mail.
E aprender mais umas coisas sobre blogues. Espreitem estas resmunguices sobre a vida e tecnologia, aqui.
7 comentário(s)

7 Comentário(s):

Xiii durante muito tempo usei eu o pine para ler o mail da faculdade.. ate barrarem o acesso pois havia uma maneira de ver o mail do outros..

By Blogger ups, at 1:25 da manhã  

o pine, minha nossa senhora, que saudades...

e o lynx para andar pela net...

ao tempo que isso já foi...

By Blogger JSA, at 12:26 da tarde  

Nos meus últimos anos de faculdade já inguém sabia sequer o que era um terminal de texto, era uma maravilha ter sempre um computador livre para ver o mail com o tal pine... ihih...
ups: xii, as coisas que tu sabes :P que é que andaste a fazer? ;)

By Blogger snowgaze, at 1:48 da tarde  

hããã, desculpem-me fazer perguntas parvas, mas estou completamente a leste... o que é isso de pine?
Quando é que vocês andaram na Faculdade? Eu não tinha nada disso, aliás na minha Uni nem sequer havia mails, só lá mais para os últimos semestres... a minha irmã agora entra nos mails em todo o lado, intranet ou em casa, e nunca a ouvi falar de pine nenhum...

By Anonymous Anónimo, at 2:33 da tarde  

bruxinha: podes ver aqui um screenshot do pine. O meu era em verde, em vez de amarelo (grande diferença). Isto era um programa muito utilizado quando a internet era uma coisa de que poucos já tinham ouvido falar, e na altura em que pouca gente tinha computador em casa, quanto mais internet... Há muitos muitos anos. Penso que desde 95/96 que passou a ser um programinha para "nerds", já que a generalização (+/-) da internet processou-se a partir de 1994, quando o Netscape era "o" browser de eleição, e o internet explorer um programa muito fraquinho e pouco utilizado. Durante a época de ouro do netscape era mais simples usar esse mesmo netscape para ver o mail. Já agora, o pine era tão "primitivo", que não podias clicar (ah, clicar, que piada!) nos anexos para veres o que eram, era necessário gravá-los para um ficheiro/disquete para depois ver... e tinha truques. Já nem me lembro bem como é que eu fazia nessa altura para ver os anexos, porque mais tarde continuei a usar o pine (os computadores mais antigos estavam obviamente sempre livres, já que só davam mesmo para texto, nem sequer tinham ratos...) mas gravava os anexos num sítio que desse para ver mais tarde.
Tinha uma certa piada, e um ar de mistério, que as coisas hoje não têm. Ainda assim, posso-te dizer que prefiro mil vezes usar um programa dos de hoje... é muito mais simples! :)

By Blogger snowgaze, at 2:59 da tarde  

acho que o problema com ler os mails dos outros tinha a ver co pessoal que fazia o logout da conta sem fazer do pine, ou vice versa. além de as passwords estarem todas numa root comum.

já agora, o netscape começou a ser usado um pouco mais tarde que 94, pelo menos de forma generalizada nas universidades. eu só o vi pela minha (ou mesmo pela secção de informática da associação académica) já para 96 ou assim. mas é verdade que já existia antes. o lynx ainda me deu um jeitão durante uns tempos porque queria ler alguma coisa na net, só em texto, e o netscape demorava uma eternidade (mesmo eternidade, 10-20 mins para mostrar uma foto de 60 Kb) a carregar imagens.

mais tarde continuei a usar os terminais de texto para o IRC (antes de ser mIRC) e para os talkers (que eram muito mais giros que o IRC).

By Blogger JSA, at 1:07 da tarde  

Só um acrescento: nos primórdios do Netscape (que nasceu em 94), este chamava-se Mosaic. E por essa altura havia uns 2 ou 3 terminais gráficos na faculdade toda eheh.
Os terminais de texto eram profusamente utilizados para uma coisa tipo IRC, que se chamava moosaic (se não estou em erro), conhecido por "moo" ou "mu" pelos fanáticos, e que tinha sido desenvolvido pela universidade do minho. O pessoal que passava o dia no computador, era a fazer isso. Passados uns anos (uns 4 ou 5) o pessoal já se tinha passado para a nova moda: jogos em rede, como o Doom (não sei se é assim que se escreve porque nunca me meti nisso eheheh). Foi mesmo uma altura fantástica, em que as coisas evoluiram muito depressa. Claro que hoje em dia a evolução ainda é rápida, mas não será tão drástica como nos princípios destas coisas, e portanto não se nota tanto.

By Blogger snowgaze, at 1:44 da tarde  

Enviar um comentário página inicial