sábado, março 04, 2006

Aprender línguas

As aulas de alemao nao sao propriamente a coisa mais divertida do mundo. Além de se discutirem coisas interessantíssimas, como quais os melhores cafés de Munique (todos os que estao exactamente na outra ponta da cidade), como é que funcionam as escolas alemas (aulas só de manha para estes preguicosos), ou outras coisas maravilhosas como a comida alema, passar algumas horas a tentar perceber se realmente há alguma regra que possa ser seguida na maioria dos casos (nem por isso), é uma tarefa nada fácil. Por isso, já tentei diversas maneiras supostamente mais fáceis para facilitar a aprendizagem. Comecei por ler livros de banda desenhada. Tenho patinhas em alemao aos kilos. Só que isto, ao fim de algum tempo, torna-se inútil. Claro que aprendo uma ou duas palavras de vez em quando, mas acabo por seguir a história pelo contexto dos desenhos... Além do mais, parece-me que tenho tendência para esquecer as palavras novas ainda mais depressa do que as aprendi. A solucao para isto, só pode ser uma: repeticao. No entanto, nao faco tencoes de escrever cadernos e cadernos com palavras novas, ou regras (como se isso me adiantasse de alguma coisa). Agora, arranjei outra solucao. Jogos. Nao sao jogos de línguas, nem nada que se pareca (ainda). Para já, basta jogar jogos de computador em alemao. Como todas as instrucoes, regras e objectivos vêm em alemao, parece-me que nao vou ter escapatória. Claro que assim vou aprender palavras totalmente inúteis como ziegel (tijolo) e stroh (palha), que sao absolutamente essenciais para um jogo de estratégia que se passa no antigo Egipto. Ou entao, encontro-me a procurar o significado de rausgefliegen e quando encontro "to get the chop" fico um bocadinho baralhada...
Pode nao ter os melhores resultados do mundo. Mas pelo menos é divertido.
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

eu adoro livros de banda desenhada e quando fui a tua casa, só foi por vergonha que nao fiquei ali na casa de banho a ler :)

comprei na ebay na semana passada alguns daqueles mais antigos!

By Blogger Mãe Minhoca, at 9:04 da tarde  

Exacto...

A minha táctica aqui nos Paises Baixos para aprender o Neerlandes tem sido na base de Banda Desenhada...

Não fosse a casa de banho de minha casa estar forrada a BD escrita em neerlandes, logo para perceber as piadas lá ando eu a ver significados ou a perguntar ao meus colegas de casa. E assim se fica a saber contar piadas em neerlandes, mesmo que nao tenham interesse nenhum para o uso diário, pq enfim... algumas para maiores de 18 anos...

A segunda táctica é o CD que tenho aqui para aprender neerlandes, mas esse... pronto... estou sempre a adiar....

By Blogger Rui Guimarães, at 11:22 da tarde  

Enviar um comentário página inicial