terça-feira, janeiro 24, 2006

Primavera-Verão

Por cá, a época de saldos não tem datas fixas. As lojas fazem saldos quando lhes apetece, se lhes apetecer. Isto tem as suas vantagens. Nomeadamente, em épocas de crise, quando os saldos começam antes do Natal e podemos aproveitar para fazer as compras a preços mais em conta. Por outro lado, os saldos tradicionais duravam apenas duas semanas, e apesar de terem sido abolidos os periodos fixos de saldos, a duração continua a ser parecida. Por outras palavras, estamos a meio de Janeiro, e as lojas já têm pouca coisa de Inverno.
Ora, se em Portugal o problema é diminuto, por aqui já não é bem assim. Com temperaturas negativas durante pelo menos mais um mês, para não dizer dois ou três, acaba por ser desesperante quando precisamos urgentemente de subsituir uma peça de roupa de Inverno. Apesar de ser uma mulher prevenida, e como tal, ter sempre em stock umas camisolas ou calças suplentes, sou surpreendida mais vezes do que seria desejável, pela necessidade de substituir uma daquelas coisas que normalmente só compro uma.
Isto acontece mais frequentemente, com as coisas do miúdo. É que uma pessoa com um mínimo de senso pensa na velocidade com que estes putos crescem, e claro que não lhes compra dois pares de calças de ski (exemplo hipotético) porque é uma coisa que só usam uma vez por semana, durante3 meses, e na temporada seguinte estariam os dois pares praticamente novos, e quase sem uso. Outras vezes, pensa-se na quantidade de casacos que o catraio perdeu no ano anterior, e compram-se dois, sabendo de antemão que provavelmente a meio do invero será necessário comprar mais um ou dois... e claro que nesta situação o miúdo já não vai perder nenhum casaco, ficando assim com dois casacos praticamente novos que no ano a seguir, claro, já não servem.
O pior de tudo nem é isto. E também não são as calças que aparecem rasgadas depois de um jogo de futebol mais disputado.
O que me lixa, é as lojas não acompanharem as estações. Onde é que, a meio do Inverno (que vai durar até Março-Abril), vou encontrar um par de calças de ski ou um casaco ou umas calças quentes? As lojas já estão atulhadas com a "nova colecção"!!! Agora o que está a dar são calções, t-shirts, e casaquitos que só servem para não molhar o que se tiver por baixo. E quando vier o Verão, lá para Junho, o problema será o mesmo, pois em Julho já as lojas se estão a livrar de tudo o que nos possa fazer lembrar a palavra "calor".
Isto até é irónico. Entre Fevereiro e Junho, enquanto faz um briol desgraçado, as lojas de roupa vão-nos lembrar permanentemente de que vem aí o Verão. Entre Junho e Julho, se tivermos sorte, lá teremos uns 15 dias em que realmente poderemos usar roupa de Verão, desde que mantenhamos o guarda-chuva a jeito. E em Agosto, com a chuva e algum frio, as lojas começarão de novo a lembrar-nos de que por cá é sempre Inverno, e o Verão uma miragem acessível apenas aos muitos milhões de alemães que bazam daqui para fora, quando bazam daqui para fora.
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial