segunda-feira, janeiro 09, 2006

O melhor programa de Tv das férias

Uma manha qualquer, afinal as manhas de férias sao todas iguais, estava eu a tomar o pequeno almoço à pressa porque o almoço seria servido dali a meia hora e eu nao posso sequer viver sem pequeno-almoço, e como de costume, com a televisao ligada num canal qualquer. Nao sei quem é que escolheu o canal, estava a dar o Goucha e o seu programa da manha, e o highlight do dia era a presença de alguns actores dos morangos com açúcar, que vinham dar um ar da sua graça e falar sobre o tema "amor na adolescência". Na verdade, os jovens actores pouco disseram. E o pouco que disseram apenas serviu para simpatizar um pouco com a Ana Luísa, e para achar o Kiko ainda mais cromo do que na série (nao me venham perguntar os nomes dos actores, eu sei lá, nao tenho acesso às fabulosas revistas portuguesas para poder saber uma coisa dessas, e por falar nisso, já alguém reparou na velocidade a que passam os créditos no fim de cada episódio?).
Além de uns miúdos que telefonaram a explicar que estavam apaixonados/nao estavam apaixonados, e um miúdo de 15 anos com namorada mas apaixonado por outra miúda (começa cedo a meter-se em sarilhos), a parte mais gira do program foi a intervençao do psicólogo clínico residente. Quando questionado sobre se os adolescentes deviam ter muitos ou poucos namorados, a resposta dele foi "quanto mais melhor". Mas a melhor de todas foi quando o Goucha se lembrou de perguntar se havia uma idade certa para a "primeira vez", e o senhor se sai com esta pérola: "há, e mais cedo do que as pessoas julgam". Bem, eu nao sei qual é a idade que "as pessoas" pensam que é a certa para começar, mas gostava era de ter visto o ar das avós que estavam a ver o programa, só para me rir mais um bocado. Foi uma óptima meia-hora. :)
Agora mais a sério, o senhor até tinha uma boa justificaçao. É que, como as primeiras vezes nunca correm muito bem, quanto mais se "ensaiar" mais perto se chega da perfeiçao, o que facilita a vida na idade adulta.
Bem, teorias... quando aquilo chegou ao fim eu só pensava que nao tarda muito quem vai estar metida em sarilhos sou eu. Mas para já vou com calma, só espero que o puto nao se me adiante!
3 comentário(s)

3 Comentário(s):

Oi!
Não sabendo quem sou justificar-se-ia perfeitamente que "de forma gentil" me expulsasse deste blog, e por isso peço desculpa a intromissão.
Foi de facto, à custa dos «Morangos com Açúcar» que vim aqui parar, pois como muita gente (estou pelo menos convencida disso), eu, na minha "Santa Inocência" dei-me ao trabalho de vir em busca do tal blog da "moranguita" da série.
Quanto ao blog... nem vê-lo!Mas por acidente esbarrei (sim, não tropecei nem reparei, mas sim, repito, esbarrei) com este blog. Por pura curiosidade, resolvi meter o meu nariz cuscuvilheiro, com o qual fui abençoada, na esperança de descobrir algo com que me divertir. Isso leva-me ao assunto da televisão! Foi precisamente porque a programação não é das mais interessantes, que me pus a navegar pela net, qual rapariga enfadada, trocando assim o calor confortável do sofá (e de certa maneira entediante, por nada de melhor poder ser feito lá) pelo frio gélido do meu escritório.
Não seria a primeira vez que o fiz, mas um destes dias de manhã (coisa rara! Praticamente nunca estou acordada áquela hora!) resolvi sentar-me no sofá e ligar a televisão num canal aleatório e, antes de ter verdadeira consciência do que estava a ver, dei comigo a olhar para o tal programa do Goucha acompanhado com três dos actores da novela da moda em Portugal (não me perguntem o nome do programa nem tão pouco o que estavam lá todos a fazer, pois como simples observadora passiva do programa, eu não saberia responder!)!
Do pouco que captei, nada fazia grandemente sentido mas pensei que fosse do sono!!! Comentários do género aqui referidos _no blog_ baralharam-me...! Mas consegui tirar pelo menos uma conclusão clara e concisa dos conselhos do tal psicólogo... "Enquanto não encontrares a pessoa certa, diverte-te com a errada!" (e de preferência aproveita para ganhares alguma experiência nos entretantos).
Agora pergunto eu...e então todo o trabalho que a produção dos "Morangos com Açúcar" tem tido para alertar os jovens dos perigos, para não tomarem as decisões de maneira leviana e afins...???
Francamente! Só mesmo neste país para através de um simples "especialista" (sim, que nem sei que lhe chame!!!) se conseguir arruinar toda a base de moral (que já de si é pouca) que os programas televisivos tentam incutir aos adolescentes!!!
Depois digam-me que não entendem porque é que os adolescentes de hoje-em-dia estão cada vez pior... pudera! Lá informação há, só é pena que ela seja contraditória!!!
No meio desta confusão toda nem mesmo os putos escapam... ainda no outro dia uma miúda de 9 anos me perguntou qual era a maneira correcta de escrever uma palavra que estava bem longe de ser lúdica... ao perguntar-me então como se escrevia um certo "palavrão" (que penso ser o termo adequado!) fiquei completamente pasma! Tentei no entanto, como boa samaritana que olha pelos filhos dos outros, explicar-lhe que não era uma palavra que ela devêsse utilizar dado que não sabia o real significado dela e que estaria a ser mal-educada se o fizesse... se o que lhe disse entrou a 100, mais depressa saiu! Após ter acabado o meu bem ornamentado discurso na esperança de a convencer, ela voltou novamente a perguntar-me como se escrevia um outro palavrão que dissera ter aprendido há pouco tempo na escola... Perante isto vi-me obrigada a desistir, retirando-me do local discretamente receando ser abordada de novo.
O que é certo é que à velocidade que eles aprendem (e ainda para mais na escola) o mundo estará condenado! (passe o exagero)
Sinceramente... cada vez me sinto mais obsoleta!!!

By Anonymous Anónimo, at 2:28 da manhã  

A mim parece-me que à velocidade a que eles aprendem, serão uma geração melhor informada e com menos complexos e macaquinhos na cabeça, capazes de pensar por si próprios.
Os adolescentes crescem e fazem as suas decisões. Chegados a esta idade há apenas uma coisa que os pais podem fazem, para além de confiar que eles se sentem seguros e autoconfiantes e que foram bem educados até aqui: dar-lhes a informação, toda, sem falsos paternalismos, e esperar que eles tomem a melhor decisão.

Sem a cartilha desse psicólogo (até porque é mentira, aprende-se muito mais sobre sexo dormindo muito tempo com a mesma pessoa do que muitas vezes com pessoas diferentes), nem a das pessoas que julgam existir uma idade certa para as experiências pessoais dos outros.

Concordo que passamos demasiado rápido da sociedade do "se não és virgem és o diabo" para a "se és virgem és careta", mas são eles que têm de lidar com isso. E vão saber fazê-lo, se decidirem com a informação toda, se decidirem depois de anos de educação correcta. E o mundo não está condenado, muito menos por causa do sexo...

By Blogger Rita Maria, at 8:43 da manhã  

Só referi o tal programa do Goucha, porque me fez rir. Na realidade, quanto aos miúdos que não moram na minha casa não sei, mas quanto ao meu, não estou muito preocupada. Estou convencida que uma boa educação levará os miúdos a fazerem as melhores escolhas para eles, quer estas sejam "andar" (extraordinário, ainda se diz "andar"?!)com muitas ou poucas miúdas (ou miúdos, conforme) ou a iniciar a actividade sexual quando estiverem preparados, de preferência protegidos.

Rita: discordo! Pelo menos não é em todos os casos que se aprende alguma coisa (para não dizer muitas coisas) dormindo muito tempo com a mesma pessoa... até pode não se aprender nada. Claro que isso não quer dizer que dormindo com muitas se aprende muita coisa, suponho que seja uma questão de sorte encontrar a(s) pessoa(s) certa(s).

Diana: não concordo também com alguns pontos. Primeiro, não acho que os jovens estão cada vez pior. Quando eu andava no ciclo (10-11 anos) já havia miúdos que faziam sexo nas proximidades da escola, e sempre haverá. Na minha escola secundária, como em tantas outras, houve diversas miúdas que ficaram grávidas durante a adolescência. Não acho que a mensagem seja "não façam", porque essa nunca resultou, mas sim "tomem precauções".

Quanto ao blog da moranguita, está aqui:

http://moranguitatvi.blogspot.com/

Obrigada pela visita!

By Blogger snowgaze, at 9:14 da manhã  

Enviar um comentário página inicial