terça-feira, dezembro 13, 2005

A prova

Sempre tive uma forte impressão de que os psicólogos não fazem a mínima ideia do que andam a fazer. Tudo começou quando me apercebi que as experiências que os seus gurus faziam incluíam variáveis ambientais/sociais que interferiam fortemente nos resultados, sem que os tais gurus tomassem isso em conta. De qualquer modo, não tenho uma certeza absoluta sobre o assunto, apenas uma opinião forte, baseada nalgumas experiências que tive.

Mas agora, alguém veio fundamentar a minha ideia.
"There are also many studies showing that expertise and experience do not make someone a better reader of the evidence. In one, data from a test used to diagnose brain damage were given to a group of clinical psychologists and their secretaries. The psychologists’ diagnoses were no better than the secretaries’."
Pois, de psicólogo e de louco todos temos um pouco...
Um livro a espreitar /ler /consultar.

[Claro que estou a exagerar. Claro que estou a tirar coisas fora do contexto. Mas a mensagem fundamental pode ser retirada do contexto. O gajo que se proclama perito e que faz previsões numa área qualquer não é melhor que o zé povinho, ou o "average joe". A diferença é que o perito ganha um dinheirão com as suas previsões, e acerta menos.]
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

Bem...eu sou psicóloga. Tenho a dizer simplesmente que há bons e maus profissionais em todo o lado e em qualquer actividade. Mas a maior parte de nós sabe bem o que anda a fazer. Pelo menos eu sei. Felizmente. E, sim, em qualquer estudo científico temos em conta as variáveis parasitas (que influenciam os dados e não são controláveis) antes de chegar a uma conclusão.

By Anonymous Anónimo, at 9:33 da tarde  

Enviar um comentário página inicial