sexta-feira, dezembro 16, 2005

Comida...

(vamos lá ver se desta vez consigo parar a tempo)
Este ano deu-me um ataque de nostalgia. Lembrei-me das bolas de azeite da minha avó. Ela fazia sempre esses doces no Natal (e na Páscoa se calhar também, já não tenho bem a certeza), e eu e o meu pai tratávamos de os fazer desaparecer. Pareciam um bocado de massa amarela, frita, com uma forma mas ou menos arredondada, cheia de altos e baixos, com umas partes mais finas e outras mais grossas, com açúcar e canela por cima. Eu adorava as bolas de azeite, e nunca comi outras senão estas, as da minha avó. Infelizmente, ela morreu antes que eu começasse a fazer alguma coisa na cozinha, além de lavar os pratos, e por isso nunca lhe pedi a receita.
As bolas de azeite da minha avó fazem-me lembrar mais uma data de outras coisas. A comida cozinhada em potes de ferro, na lareira. A braseira, onde se punham bocados de carvão retirado da lareira, para aquecer a sala. A sopa da minha avó, que eu adorava. Os pratos onde comíamos. Aquela colher de sopa muito grande, que nunca ninguém queria usar. O polvo que eu me recusava a comer, e o meu avô a dizer que se não me dessem mais nada, eu ia acabar por comê-lo (estava enganado). E o meu avô, a descascar fruta para todas, pois era a única maneira de a comermos.
Avó, como é que se fazem as bolas?
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

Snifff, que saudades que eu tenho dos meus avós... Por isso digo sempre aos outros para aproveitarem cada instante que têm com quem gostam.

By Blogger LiLith, at 11:32 da manhã  

Manda uma lá para o meu pagode!

Saudades da Zona Franca que hoje faz 2 anos...Parabéns a nós!!!

By Blogger Freddy, at 6:38 da tarde  

Enviar um comentário página inicial