terça-feira, outubro 04, 2005

O fantasma do trabalho

O fantasma do trabalho é um homem, ainda vivo, com mais de 65 anos, que não se queria reformar. Ele ainda tentou convencer as chefias a deixarem-no continuar, mas nada conseguiu salvá-lo. O seu destino estava traçado, a sua validade acabada. Não havia nada a fazer. Mas ele resistiu.
O fantasma do trabalho levanta-se cedo todos os dias úteis, pega na sua pasta, e vai para o seu antigo local de trabalho. Bem, dentro do possível. É que a sua antiga secretária agora está ocupada por outra pessoa, e ele já não tem um local a que possa chamar "seu" onde se sentar a trabalhar. O fantasma do trabalho gosta de ajudar os colegas mais novos, que apreciam a sua experiência e boa vontade. Este fantasma participa em todas as actividades extra-laborais possíveis, desde organizar festas a criar encontros de pessoas com os mais variados interesses.
Eu não sei muito sobre a vida deste fantasma. Não sei se tem família ou amigos fora do trabalho. Não sei porque é que ele não deixa de ir "trabalhar" todos os dias. Mas em cada manhã que o vejo, só desejo um dia não me tornar numa fantasma do trabalho igual a ele.

[ADENDA] Este homem é real. Provavelmente, quando morrer, o seu fantasma (desta feita, um verdadeiro fantasma, não apenas uma alcunha que eu inventei) ficará a pairar pelo edifício onde antes trabalhou, atormentando todos aqueles que se querem reformar mais cedo.
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial