terça-feira, setembro 27, 2005

Qual a idade certa...

...para ler o Harry Potter ao pequenito?
Tendo em conta que o filme (pelo menos o primeiro) era para maiores de 6 anos, acho que a partir dos 5 qualquer idade é boa, desde que o miúdo não adormeça ou fuja enquanto lemos a história.
Por outras palavras, ando a (re)ler o Harry Potter, o primeiro livro, ao meu miúdo. Ele sabe ler, mas gosta mais que seja eu a fazer o trabalho duro, quer dizer, a ficar com a garganta seca e meia rouca por causa de ler alto, com vozes diferentes para os personagens e uma interpretação digna de um Óscar. Mesmo assim, tenho de ir apontando com um dos dedos onde é que vou, porque ele não me deixa desleixar, e se me engano a ler uma palavra lá está ele, o pequeno tirano inquisidor amoroso, a corrigir-me.
Até agora, os pontos altos do livro foram:
- a gata que afinal era a professora McGonagal, e a mota voadora onde o Hagrid trazia o Harry;
- o Dudley ter tido 36 prendas no seu aniversário, que afinal eram 37 porque ele se tinha esquecido de contar uma, e a mãe ter-lhe comprado mais duas para no fim da contabilidade, o Dudley ter mais uma prenda que no ano anterior. Além disto outro ponto alto foi a conversa do Harry com a Boa Constrictor do Brasil. O meu miúdo acha que o Dudley é um menino estragado com mimos e que não precisa de tantas prendas (dou uma palmadinha nas minhas próprias costas, bom trabalho).
- o episódio da carta que vinha endereçada para o Harry. Primeiro vinha uma, e como o tio Vernon não deixava o Harry ler a carta, nos dias seguintes vinham cada vez mais cartas. 2, 3, 20, 50, centenas de cartas, que ao início vinham pelo correio, e depois começam a aparecer pelas frestas das portas e janelas da casa, ou são entregues nos locais remotos para onde o tio Vernon obriga toda a gente a fugir. Até agora, este foi o melhor capítulo. Rímo-nos tanto, que já nem conseguia ler mais. Tive que parar no fim deste capítulo, e o miúdo, milagre dos milagres, leu sozinho um bocado do capítulo seguinte, para saber quem é que estava a bater à porta.
- quando o Hagrid se zanga, e faz crescer um rabo de porco ao Dudley. Ele queria mesmo era transformar o Dudley num porco, mas ele já era tão parecido com o animal, que só lhe cresceu a cauda. O meu pequenote nunca viu um porco, mas mesmo assim achou muita piada a isto.
Logo à noite há mais. E quando chegarmos às partes assustadoras, lemos de dia, durante o fim de semana. Aconchegados no sofá, cobertor em cima das pernas, muito encostadinhos um ao outro. Há lá nada melhor! :)
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial