sexta-feira, setembro 23, 2005

O problema do IKEA

O problema do IKEA é a sua enorme popularidade. Por cá, não há ninguém que não vá ao IKEA pelo menos três vezes por ano. E ninguém vem de lá de mãos a abanar. O pessoal mais jovem, que anda a "montar casa" (ou porque mudou de cidade/emprego, ou porque finalmente abandonou o ninho, quer dizer, a casa da mamã) tipicamente passa horas/dias no IKEA a escolher mobília e acessórios. Os mais velhos, dizem que o tempo que passam nesse templo sueco é a escolher as novas plantas ou a comprar velas. (Depois vamos a casa deles e descobrimos uma daquelas cadeiras que baloiçam um bocadinho, extra resistentes que no IKEA estavam em display juntamente com um aparelho que testava a resistência das mesmas a que alguém se sente e levante 100000 vezes). Há ainda os nossos amigos suecos, que afirmam a pés juntos que só vão ao IKEA matar saudades de casa, e comprar bolachas, chocolates, ou peixe enlatado "como deve ser", ou seja, sueco.

Nesta altura do ano, para quem já comprou a mobília toda que fazia falta em casa, o IKEA é um local interessante, porque é a única altura em que se encontra uma certa espécie de pessoas: os caloiros. Acabados de entrar numa universidade qualquer longe da casa dos pais, os caloiros deslocam-se com os progeitores ao IKEA mais próximo da sua nova residência, e escolhem, com a ajuda preciosa da mamã, a nova mobília para os 25m^2 que vão passar a chamar seus. Isto claro, para os caloiros com sorte, cujos pais podem pagar um T0 ou um quarto num WG (WG = wohngemeinschaft - apartamento partilhado por várias pessoas). É vê-los, contentes e ao mesmo tempo envergonhados por estarem acompanhados por duas pessoas tão mais velhas e que ainda por cima estão a tentar escolher tudo por eles. E que não têm gosto nenhum! (Claro que o gosto é uma questão relativa, e no IKEA não é assim tão fácil errar. Mais uma vantagem.)

O IKEA é fixe. A mobília é fácil de montar, a qualidade não é má, e os preços são convidativos. O problema do IKEA é exactamente esse. Como é muito fixe, toda a gente vai lá fazer compras. E quando vamos a casa de alguém e apontamos para o sofá (ou a mesa, ou as cadeiras, ou o candeeiro, ou os lençóis, ou os pratos, ou os copos, ou os quadros, ou as cortinas, etc. etc. etc.) e dizemos "compraste isso no IKEA?!", deve ser um bocado chato. O IKEA é como jeans que assentam bem mas não são de marca: queremos usá-los mas não queremos que ninguém saiba onde os arranjámos.
11 comentário(s)

11 Comentário(s):

Fogo... é preciso ficares assim so porque temos roupa de cama igual??

ah!ah!ah!ah!
Aposto que temos mais coisas iguais. A cómoda que o Bola esta a montar nesse post, é a MALM de 6 gavetas! Muito popular agora, facil de abrir, de montar e com monteeeees de espaCo!
Confesso que o Ikea ja me cansa um bocadinho. Nao fosse o restaurante... nao sei se iria la mto mais vezes.

By Blogger Mãe Minhoca, at 12:22 da tarde  

Já andava para escrever um post sobre o IKEA há bastante tempo, e a tua foto reavivou-me a memória! :)
Claro que temos mais coisas iguais! É que nem é preciso ver! Eu sou fã do IKEA, e o "ir comprar velas" na realidade é só uma desculpa. E no fim aproveito sempre para comer um cachorro e/ou um gelado! :)

By Blogger snowgaze, at 2:04 da tarde  

Eu gosto do Apfelstrudel com molho de baunilha!
Quanto às velas, o problema é que comprei no ano passado daquelas pequeninas de aromas que vao durar uma eternidade! A minha desculpa é mesmo a comida e a possibilidade de brincar às casinhas nos quartos de crianCa.
Pois, no teu caso ainda mais facil é, pois moras mesmo ali pertinho de Brunnthal, né?

By Blogger Mãe Minhoca, at 3:25 da tarde  

Eu quase comprei os azuis para o pequenito, mas contive-me a tempo... ;) Ao menos nao tenho a cómoda MALM, estou a começar a assustar-me! ;)

By Blogger snowgaze, at 7:10 da tarde  

Nunca fui ao IKEA... A minha mãe vai por mim... Ih!Ih!

Beijitos da Zona Franca

By Blogger Freddy, at 9:40 da tarde  

caramba, o meu quarto também está cheio de coisas Malm!! Confesso, já fui lá mais vezes do que consigo contar, mas gosto mais de lá andar do que nos centros comerciais. O que eu vejo muito são grávidas, o que até é natural.
E sou doida pelas almondegas por isso sim, pode-se dizer que sou viciada...

By Blogger innocent bystander, at 10:59 da tarde  

Eu também queria falar das almôndegas, e só nao o fiz porque (vergonha) me tinha esquecido do nome em português (isto já sao mas é línguas a mais para o meu pobre cérebro)! Vou ali escrever dez vezes almôndegas para nao me voltar a esquecer...

By Blogger snowgaze, at 11:24 da tarde  

Escrevo contigo:
almôndegas, almôndegas, almôndegas, almôndegas, almôndegas, almôndegas,
almôndegas, almôndegas
almôndegas e almôndegas.

By Blogger innocent bystander, at 12:01 da manhã  

Pois, pouco a pouco vao-se todos assumindo! QUEM MAIS TEM MALM EM CASA?

By Blogger Mãe Minhoca, at 3:13 da tarde  

pronto e assumo mais: tenho magiker na sala e ainda falta mobilar um quarto. Que NÃO será Malm!

By Blogger innocent bystander, at 5:10 da tarde  

Estou a pensar ir lá segunda comprar estantes! O conceito não me agrada mas agradam-me as ditas estantes! (O conceito do IKEA)

By Blogger manhã, at 12:19 da tarde  

Enviar um comentário página inicial