terça-feira, setembro 20, 2005

Este homem dá cabo de mim

Alguém se importa de explicar ao palerma do Jorge Gabriel que um LCD não é o mesmo que um televisor LCD?

("Reflective LCDs, often found in digital watches and calculators...")
9 comentário(s)

9 Comentário(s):

a bem dizer snow, mesmo sem o saber, ele não estará assim tão errado. os lcd's surgem em muitas aplicações, mas se estiveres a oferecer "um LCD" estás a oferecer, de facto, o display. é um facto que lhe podes acoplar tanto a imagem de uma televisão como os números numa calculadora, mas é um caso em que a expressão LCD infere "televisão de LCD".

é um pouco como a gillette. os objectos são lâminas (normalmente de barbear), mas era tão só uma marca de lâminas. ou falar de uma pista de tartan no atletismo. o tartan não é usado há anos, mas como foi o primeiro tipo de pista de materia sintético o nome acabou por pegar. a lista seria infindável.

ainda assim é óbvio que estes pormenores seriam perdidos no Jorge Gabriel.

By Blogger JSA, at 12:46 da manhã  

Perdi o respeito por esse senhor, quando fez pouco de um jovem rapaz do norte (acho que era de paços ferreira), quando, no concurso 'quem quer ser podre de rico'... perdao... 'quem quer ser milionário', saiu a pergunta: 'o que sao iscas'... a) qq coisa b) um prato de figados (ps.: nao gosto de figado...) c) bacalhau com... d) nenhuma das anteriores :)... o rapaz (tal como eu) responderia c). mas a resposta correcta era a b)... terá sido peça imprecisao da pergunta?... mas tal nao justifica a envergonhadela que o rapaz levou na televisao...

By Blogger El TrepaD'oro, at 4:16 da tarde  

A sério? estou parva... eu também só conheço iscas de bacalhau. Já agora:

fem. plu. de isca
isca
do Lat. esca, comida

s. f., engodo que se põe no anzol para pescar; combustível que recebe as faíscas do fusil para comunicar fogo;
Culin.,
fatia de fígado, temperada e frita; pedaço de bacalhau; pequena porção;
fig., negaça; chamariz; engodo.

By Blogger snowgaze, at 4:38 da tarde  

jsa: não concordo contigo, tanto mais que há imensos LCDs para tudo e mais alguma coisa. Nunca ouvi mais ninguém usar a expressão "um LCD" para falar de um televisor LCD. Além do mais também poderia facilmente estar a falar de um monitor de computador. A mim, a primeira coisa que me vem à cabeça são outros LCDs, usados para jogos, relógios ou displays em lojas por exemplo. Se alguém me quisesse oferecer um LCD em troca de um telefonema caro eu primeiro esclarecia bem que tipo de LCD se estava a falar... é que tanto pode ser um LCD com algum valor, como um LCD que sai mais barato que a chamada que se faz.

By Blogger snowgaze, at 4:43 da tarde  

aí está a imprecisão da pergunta... pq só isca... (basta fazer uma pesquisa no google... iscas site:pt) e ves q tb ha iscas de vaca... q tb pode ser sinonimo de fatias ('...corte-o em iscas finas...')

Mas queres mais? José Rodrigues Dos Santos no telejornal...: "um senhor foi electrocutado com uma corrente de 10 mil volts..." (nao acredito que os apresentadores de telejornais SÓ tenham que ler o que lhes está à frente do nariz!)... ora uma corrente em volts e' uma nova unidade de medida? (a corrente mede se em AMPERES e a tensão electrica mede se em VOLTS!)

By Blogger El TrepaD'oro, at 5:06 da tarde  

motadagua, já que estamos numa de precisão, os amperes medem a Intensidade de corrente (e eléctrica, já agora), não a corrente em si. além disso, do que me lembro sobre electricidade e electromagnetismo, convém dizer que a existência de uma corrente provoca uma tensão entre dois pontos, pelo que o erro não seria total.

snow, o que eu referi sobre a corrente ser eléctrica é um exemplo de como devemos aceitar que há coisas subentendidas para não ter de especificar tudo. Caso contrário eu poderia ser obrigado a dizer que não gosto do termo LCD porque outros há que são LCPD's - Liquid Crystalline Polymer Displays - e não exactamente cristais líquidos. além disso, aparentemente, percebeste que ele estaria a falar de um televisor. dentro do contexto é possível não especificar tudo...

quanto às iscas, eu só conhecia, para dizer a verdade, as de fígado e o engodo para peixe (ou o seu análogo para outras situações no caso metafórico). neste caso responderia correctamente, mas as possibilidades eram enganadoras. além disso, mesmo que não houvesse mais nenhuma hipótese, nada justificaria o gozo a que o concorrente foi sujeito.

e não me esqueço que colocaram o almirante nelson a descobrir as ilhas do hawai quando o concorrente respondeu correctamente james cook.

By Blogger JSA, at 1:00 da tarde  

jsa: em relação às coisas subentendidas, então porque é que não diz um televisor? De certeza que era mais fácil entender do que é que o homem está a falar, até porque há-de haver imensa gente que não sabe o que é um LCD, quer este seja televisor, monitor, ou outra coisa qualquer. A questão é que nos primeiros dias o apresentador ainda disse que era um televisor, porque nos outros já não disse nada, e quem não apanhou os primeiros programas pode ficar sem perceber a que é que ele se refere.

By Blogger snowgaze, at 1:41 da tarde  

eu não disse que era a melhor maneira, apenas disse que poderia não ser errado de todo. claro que ser claro é melhor...

By Blogger JSA, at 4:12 da tarde  

"claro que ser claro"? o dia está mesmo a correr mal...

By Blogger JSA, at 4:13 da tarde  

Enviar um comentário página inicial