terça-feira, julho 12, 2005

Que relação?

Mais de dois terços dos alunos do nono ano de escolaridade tiveram nota negativa nos exames nacionais. Apesar disso, 74% (mais de dois terços) dos alunos passaram à disciplina.
Apesar de as taxas de aprovação na prova e na disciplina serem distintas, o Ministério da Educação sublinha que "há uma boa correlação entre os resultados obtidos nos exames e as notas dos alunos no 3º período".
Se calhar eu é que sou ignorante. Mas a correlação até é um conceito matemático. (Já o adjecivo "boa", não é.) E é tanto maior quanto mais próximas forem as coisas que se comparam. No entanto, se mais de dois terços dos exames são negativos, e mais de dois terços dos alunos passaram à disciplina, a correlação entre uma coisa e a outra há-de ser bem baixa. Aliás, se o próprio ministério acha que a correlação é boa, o que é que dirão da correlação dos resultados entre o exame de Português (20% de chumbos) e a nota final (10% de chumbos)? Essa deve ser quase perfeita, não?

*correlação: Estat., expressão que liga duas variáveis, calculada numericamente através do cálculo de diversos coeficientes.
coeficiente de -: índice que exprime a variação simultânea de duas variáveis.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

Snowgaze, posso arranjar-lhe um (ou vários, quantos quiser mesmo!) exemplo de correlação perfeita em que dois terços de uma turma chumba no exame mas dois terços dessa mesma turma passa o ano. Boa correlação quer apenas dizer que é forte, por oposto a fraca...

By Anonymous Anónimo, at 3:42 da tarde  

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