sábado, junho 11, 2005

Notícias à portuguesa

Ontem uma praia foi varrida por 500 jovens, que desataram a assaltar tudo e todos, mais rápidos e eficazes do que a meia dúzia de agentes policiais que foram acudir. Nos telejornais, minutos, meias horas, horas, dedicadas a falar com as pessoas, que nada têm a acrescentar, pois a notícia é apenas esta. Num telejornal alemao, teria direito a um, dois minutos (pois, se o total sao 15, nao poderia ser mais). Em Portugal, cultiva-se o gosto por dizer a mesma coisa 100 vezes, talvez por nao haver mais nada para dizer ou fazer, talvez porque há mais jornalistas do que realmente seriam necessários. Prolongam-se os directos em que falam com os banhistas. Hoje, a mesma cena. Se as pessoas que foram à praia nao têm medo. Se acham que vai voltar a acontecer. Se a polícia agora já está em número suficiente. O discurso da casa roubada e das trancas à porta.
Ó meus amigos, nao disseram que eram 500 assaltantes? 500? Organizados? Nao deve ser assim tao difícil encontrar alguns desses 500. Falem com eles. Perguntem-lhes como é que fizeram. Esses jovens sao o futuro do país. Sabem organizar-se. Nao têm medo de trabalhar nos feriados. É pô-los a trabalhar. Com eles nao haverá problemas de produtividade.
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

Superada a surpresa inicial e tentando racionalizar, estes jovens não podem ser ignorados. Reflectem o q estamos a produzir, mantendo uma fatia da população sujeita a racismo, a exploração, à falta de condições. Este é 1 sinal da falta de políticas sociais. E preocupante sobretudo qd se pensa na faixa etária das 500 pessoas envolvidas. Tens razão, julgo - mais emprego, melhor emprego.

By Blogger cris, at 1:42 da manhã  

Pois, Paulita, era isso mesmo que eu ia dizer... E vocês ainda acham que não devíamos acabar com os bairros, se não estivessem próximos já não se organizavam tão facilmente :S

By Blogger LiLith, at 8:12 da tarde  

Enviar um comentário página inicial