quarta-feira, junho 01, 2005

Money makes the world go round
O multibanco

Ora aí está uma bela invençao. Nao precisamos de andar com montes de dinheiro na carteira, principalmente quando precisamos de comprar algo muito caro. Podemos transferir dinheiro de uma conta para a outra em qualquer caixa automática. Podemos mudar o código de segurança, verificar o saldo e os movimentos. Podemos depositar dinheiro e até cheques. Comprar bilhetes de comboio ou para concertos, carregar o telemóvel, pré-pagar tudo e mais alguma coisa, pagar todas as facturas e mais algumas. E ainda pedir um número VISA temporário com um valor à escolha. E isto em qualquer esquina de Portugal.
Na Alemanha nao é bem assim. Para levantar dinheiro, ou vou ao meu banco, ou tenho que pagar uma taxa, que pode perfeitamente ser de 3 euros. Pouca coisa. Quanto às outras operaçoes, sao mentira. Nem sequer posso imprimir um papelinho com o saldo, embora possa ver no écran o valor, desde que a máquina seja do meu banco. E agora a parte bizarra. Continuo a ter uma conta portuguesa. Com o meu multibanco português, posso levantar dinheiro em qualquer banco alemao, a custo zero. Sim, ZERO. Como a minha conta alema também é passível de ser movimentada pela internet, posso, a partir de casa, fazer aquelas coisas normais que em Portugal se fazem muitas vezes no Multibanco (mas claro que também se podem fazer na net). Como pagar as contas, e transferir dinheiro. De modo que, se for viajar, nem que seja apenas pela Alemanha, a maneira mais barata de ter dinheiro diponível é transferi-lo para a minha conta portuguesa, esperar uns 5 dias, e depois usar o cartao multibanco português. Aqui a coisa fica ainda mais bizarra. É que transferir dinheiro do meu banco alemao para o meu banco português, custa zero. E o contrário nao se verifica. Se eu quiser o dinheiro da minha conta portuguesa, o mais barato é levantá-lo numa caixa multibanco qualquer.
6 comentário(s)

6 Comentário(s):

e' obvio snow, que algo de mau se anda a passar no sistema bancario alemao... e vendo bem as coisas nao so no sistema bancario... paciencia, desde que estejas bem ;-)

By Blogger Nic, at 2:44 da manhã  

Sabes que isso foi uma das coisas que mais me custou a entender!!!eu que detesto andar com dinheiro...contudo se levantares dinheiro no multibanco do teu banco, já não pagas essa taxa, pelo menos funciona assim com o Volksbank.

By Blogger Micas, at 8:32 da manhã  

Micas: eu queria dizer isso mesmo, mas acabou por sair de uma maneira que não se entende bem! Claro que se levantar dinheiro na caixa automática do meu banco isso não custa nada. O mulibanco português tem a grande vantagem de ser um único sistema que funciona para todos os bancos, e é por isso, provavelmente, que funciona tão bem e oferece tantos serviços.

By Blogger Snowgaze, at 9:17 da manhã  

ehehhe!Same here!
Ainda ontem o meu pai me dizia que me ia mandar um novo cartao MB apesar de eu nao usar a conta portuguesa...ai nao que nao uso! É de loucos... aqui nem o telm se pode carregar no Mb nem pagar contas. Que azelhice!

By Blogger Minhoca,a verdadeira, at 9:18 da manhã  

Todos os portugueses que conheco que estao fora de Portugal sentem falta do nosso multibanco.
Se fizessemos uma sondagem acho que o multibanco ficava em terceiro lugar, logo a seguir aos pasteis de nata e ao bacalhau.

By Blogger esdruxulina, at 12:22 da tarde  

exduxulina,
desculpa de te desapontar, mas eu nao sinto nada falta do multibanco portugues, aqui na asia (hong kong, taiwan, japao, singapura) o sistema bancario e' dos mais eficazes que eu conheco mesmo em relacao aos USA, Canada, Australia e Portugal (que sim senhor tambem e' bom)...
agora os pasteis de nata e o bacalhau, isso de facto e' indiscutivel.... (smillie a salivar)

By Blogger Nic, at 3:25 da manhã  

Enviar um comentário página inicial