segunda-feira, junho 13, 2005

A história do João

Há uns tempos, numa passagem pela FNAC, depois da secção de CDs e DVDs, lá dediquei uns minutos à secção de livros. Na zona das crianças, encontrei um livro inacreditável, e a capa chamou-me logo a atenção. Nem me passava pela cabeça o que estaria lá dentro.
O livro chama-se "João Porcalhão", e se pensam que o objectivo de um livro com este título seria ensinar os miúdos a não serem porcos, enganam-se redondamente. Ou quadraticamente, como quiserem.
O João é um miúdo que está sempre a "soltar gases". Ao longo do livro encontram-se diversos sinónimos para este acto, e ainda bem que não se lembraram de pôr lá os cheiros, senão não se aguentava. É então que, depois de muitas páginas de "então João, foste tu o porcalhão?", chegamos ao apoteótico final. (Para quem não gosta de saber o final dos livros antes de os ler, é melhor parar aqui. De qualquer modo, aviso que qualquer adulto consegue ler este livro em 10 minutos. Bem, talvez nem todos...Adiante.) Um leitor mais incauto esperaria que o livro dissesse que o João levou com um mau cheiro de tal ordem que caiu para o lado. Ou que aprendeu com tanta reprimenda e deixou de dar "puns" em público. Nada mais errado. A brilhante conclusão deste livro tão educativo é de que todos soltamos gases. E a ilustração final não deixa margem para dúvidas: à mesa da sala, toda a família, cão incluído, se "descuida". Resumindo e concluindo: este livro é a prenda ideal para miúdos de 6 anos cujos pais sejam uns chatos. Certifiquem-se é que o miúdo lê o livro antes que os pais se apercebam o que é que vem lá dentro. Uma bomba.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

Imaginem-nos a ler o livro no meio da FNAC, um pouco alto e a rir à gargalhada a tentar ler as onomatopeias...

By Blogger LiLith, at 7:48 da tarde  

Enviar um comentário página inicial