Costumo ler o
blog da rititi. Gosto. Vi a entrevista da Rita, no Livro Aberto. Esteve gira, com piada, e muito nervosa - notou-se na maneira como se mexia, tipo menina envergonhada. Contou algumas coisas da vida dela, e opinou sobre Portugal, os portugueses e as portuguesas, Espanha, e os espanhóis. Fiquei a compreender umas coisas. Eu até percebo que a Rititi pense que a mulher portuguesa é escravizada - pelo homem e por ela própria. E, depois da entrevista, até percebo que ela ache que Portugal é o país dos novos ricos, de miúdos de 20 anos que se tratam por "você", e onde os jovens adultos têm por objectivo um crédito habitação, e que até lhes "doa o Audi". Até
pode ter tem razão em muitas coisas que diz. Mas Portugal não é só as meninas da Católica. Não é só estudantes que vão para a faculdade de BMW. Não há só mulheres cujo objectivo de vida é casar e ter filhos. Não é só jovens que se tratam "como se tivessem 50 anos". A mãe e a avó da rititi não são as únicas mães que trabalha(ra)m. Digo eu, que não escrevi um livro, e que tenho um blog que não tem a piada que o blog da rititi tem. Mas que também sou portuguesa e não me revejo - nem agora nem no meu passado - no retrato que a rititi fez das portuguesas. Nem as minhas amigas portuguesas encaixam nesse retrato.
4 comentário(s)
4 Comentário(s):
pelo q acabaste de descrever concordo contigo e n com a rititi... jokas
E' preciso saber interpretar, as intensoes dum autor na sua forma de escrita.
A Rititi, nao escreve sobre as Portuguesas ou Portugal, a Rititi retrata (e muito bem) de forma caricatural algumas portuguesas num determinado espaco social em portugal.
Concordo contigo, nic, no entanto não me estava a referir ao que a rititi escreve, mas sim à entrevista em si. E sim, fiquei com a impressão que lhe falta conhecer muito do que é Portugal e os portugueses. Até porque o que ela descreve e caricaturiza não faz parte do Portugal que eu vivo/vivi, embora, claro, faça parte de uma realidade que sei que (e onde, até) existe.
ah entao retiro o que disse pois nao vi/ouvi a tal entrevista!
ainda bem que nem tod@s se enquadram na imagem das betas que a ritti descreve...LOL
página inicial