terça-feira, maio 10, 2005

Impressoes de Veneza



Uma cidade construída em cima de estacas plantadas a sete metros de profundidade. Com cerca de 200 ilhas inseridas numa lagoa, é uma cidade diferente das outras. Na realidade mal se dá pelas ilhas, mas se tivermos em conta que cada ponte liga uma ilha a outra, aí a realidade atinge-nos.
Os residentes locais, contam-se como sendo uns 60 a 70 mil, e sao difíceis de encontrar. Podem-se ver no mercado, por exemplo, e suponho que os serviços da cidade - restaurantes, lojas, transportes - sejam prestados em grande parte pelos venezianos. Mas os turistas, ultrapassam o milhao. Um terço do rendimento da cidade vem dos casinos, porque os turistas, ingratos, vêm a Veneza passar o dia, mas nao pernoitam na cidade.
Os transportes resumem-se aos vaporetos, os barcos que fazem a travessia dos canais e que funcionam como autocarros. Os autocarros que vao ter a Veneza, ficam "à porta", e vêm completamente apinhados. A expressao "como sardinha em lata", seria um elogio. Estes autocarros (e por vezes os próprios vaporetos seguem a mesma lógica) sao compressores de pessoas. Aposto que os porcos ou as vacas viajam mais confortavelmente em Itália do que as pessoas que abdicam de usar os seus automóveis. Pelo menos neste caso.
As ruas e as praças estao cobertas por pedras largas, os jardins, árvores ou mesmo relva sao visoes raras, privilégios de poucos. Isto por causa da escassez de água potável, um problema que Veneza tem desde sempre.
Veneza é diferente. Nao é só por causa dos canais, das pontes, das ruas muito estreitas, da quantidade enorme de turistas, de lojas caras e restaurantes que nao valem o que cobram. Veneza é uma cidade sem carros. Os únicos motores que se ouvem, sao os de alguns barcos que passam de vez em quando. Podemo-nos sentar num degrau à beira da estrada, isto é, do canal, ou numa das pontes menos concorridas, ao sol, a desfrutar, sem sermos incomodados por barulhos em demasia. Nos locais menos turísticos, Veneza parece ter ficado parada no tempo. As praças, as construçoes nao muito altas fazem-me lembrar a terra dos meus avós, e consigo perfeitamente imaginá-los ali a viver. Sair de casa, ir fazer as compras no mercado, ao fim da tarde ir para a praça conversar com os outros habitantes. Claro que nao é igual, teriam a mais os canais e os barcos, e a menos, a terra. Mas mesmo com essas diferenças, alguns locais de Veneza parecem nunca ter avançado no tempo.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

já estou encantada :) então com essa dos autocarros e "d'os porcos ou as vacas viajarem mais confortavelmente em Itália do que as pessoas" convenceste-me ;)

By Blogger Joana, at 10:15 da tarde  

Enviar um comentário página inicial