domingo, maio 01, 2005

Direitos de autor e a internet

A propósito de uns blogues onde nao se pode copiar os posts, ou parte deles, utilizando a tecla esquerda do rato.
Até compreendo a intençao. Claro que ninguém quer que os seus textos sejam utilizados por terceiros sem consentimento do autor. Mas publicá-los na internet é meio caminho andado para isso, mesmo que se usem certos estratagemas, como este. Se se quiser copiar o conteúdo de um post que utiliza esta opçao, há várias maneiras de o fazer. Uma é copiá-lo à mao. Outra, é utilizar o notepad (ou seja, fazer "view source" no browser). Outras ainda, passam por copiar a imagem do écran do pc (ou seja, carregar na tecla PrintScreen), gravá-la e posteriormente utilizar um programa de reconhecimento de texto.
Por estas razoes, nao entendo que se recorra a "soluçoes" que na realidade nao funcionam.
5 comentário(s)

5 Comentário(s):

Feliz Dia da Mãe!
Bjs

By Blogger SonecasS, at 1:17 da tarde  

Quando criei meu primeiro blog, logo coloquei aquele script para bloquear a cópia através do botão esquerdo do mouse. Depois vi que era besteira, pois existiam vários outros meios de cópia, como aqueles que você citou e o control c + control v. Acho que com pouco podemos fazer muito nesse sentido. Uma das maneiras é não publicar em nossos próprios blogs os textos de quem desconhecemos a autoria. Uma simples pesquisa na net ajuda muito e evita o plágio. Infelizmente não temos o total controle na internet. O que costumo aconselhar aos blogueiros é o seguinte: se o texto que vai publicar é mesmo muito importante, é melhor registrar os direitos autoriais antes. Bom domingo!

By Blogger mariah1979, at 3:03 da tarde  

absolutamente certo. não funciona mesmo.Boa semana. Bjs e ;)

By Blogger TMara, at 12:28 da tarde  

eu não gostava de encontrar um dos meus textos por aí espalhado nessa blogosfera fora.
mas fico muito contente quando me pedem para "plagiar" um deles :)

By Blogger Joana, at 11:39 da tarde  

É certo que não funciona, mas se depois disso encontrares coisas tuas publicadas em outros blogs sem permição, a pessoa que os publicou sem a devida autorizão pode arranjar graves problemas, acredita que pode, às leis de protecção!!

By Blogger Micas, at 8:05 da manhã  

Enviar um comentário página inicial