domingo, maio 01, 2005

Carros

Há dois dias que está um sol maravilhoso, temperaturas de primavera/verao (português), o pouco vento que há é quente, e é fim de semana. Por isto, anda muitíssimo bem disposta, daquela maneira que só é possível quando acontece algo muito muito bom.
Assim sendo, desta vez vou falar bem dos alemaes.
Vindo eu habituada à conduçao portuguesa, e às "leis da estrada" portuguesas- nao só o código mas a maneira como o código é habitualmente (des)respeitado - achei estranhíssimo a maneira como por aqui se conduz. Aqui deixo uma lista das "regras" de conduçao:

1 - As autoestradas. Na Alemanha, regra geral, as autoestradas nao têm limite de velocidade. O que significa que se pode conduzir a 120, 130, 160, 200... ou ao máximo que o carro der. É possível que seja esta a razao pela qual se vendem tantos carros de grande cilindrada, e vice-versa - os grandes construtores fazem lobby para que se mantenha este (i)limite de velocidade. Ao mesmo tempo, sabe-se que na Alemanha há menos acidentes/mortos na estrada do que em Portugal. Porquê? Na faixa mais à esquerda, só vai quem está mesmo a acelerar. Em geral, os gajos que vao a mais de 130, e só se estiverem a ultrapassar. A faixa mais à direita, é utilizada. Quando alguém vai a ultrapassar na faixa mais à esquerda, mesmo que vá mais devagar que o gajo que entretanto se aproximou dele nao corre o risco de levar com os máximos de um tipo que vai com pressa. E o tipo que até vai com pressa nao se encosta perigosamente ao tipo da frente. Só esta atitude, na minha opiniao, já faz toda a diferença.

2 - Os limites de velocidade. Em geral, sao respeitados, mais coisa menos coisa. Nas zonas residenciais, o limite de velocidade é de 30km/h, o que significa que os carros vao mesmo devagar. Pode parecer um exagero, mas nao é, pois nestas zonas há sempre crianças a brincar na rua, que correm o risco de serem atropeladas. Nas autoestradas existem sistemas de controlo de tráfego, usados por exemplo no caso de acidentes ou de filas, que indicam qual a velocidade máxima a que se deve viajar em determinado troço. Mesmo o pessoal que vinha a 200 (ou mais), ao ver um sinal luminoso a indicar que deve reduzir para 130, reduz mesmo a velocidade. Estes sistemas também indicam se se deve usar ou nao a faixa de emergência. E nao há chicos-espertos a usar a faixa de emergência quando ela nao deve ser usada.

3 - A conduçao na cidade. Quando se poe o pisca para mudar de faixa, o tipo que está na outra faixa reduz a velocidade (se tiver que ser) para que quem quer mudar o possa fazer. ok, até pode nem acontecer sempre (deve haver uns portugueses por aí ;)), mas esta "regra" em geral funciona assim.

4 - Os semáforos. Aqui, os alemaes sao ultra cuidadosos. Antes de passar para verde, o semáforo fica cor de laranja por uns instantes. E uns segundos antes de ficar cor de laranja (para os carros avançarem), o semáforo dos peoes fica vermelho. Tanto que por vários segundos em cada cruzamento, os semáforos estao vermelhos para toda a gente - todos os automóveis e todos os peoes. (Confesso que isto me irrita um bocado.) E claro que os alemaes nao atravessam a rua se o semáforo estiver vermelho... Nem que nao venha carro nenhum e o semáforo demore uma eternidade a mudar para verde... E se algum desgraçado se atrever a atravessar, corre o risco de ser descomposto por quem estiver do outro lado. (ok, tá bem, estou a exagerar um pouquinho, mas na verdade já me aconteceu.)
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