quarta-feira, abril 13, 2005

Poço da neve

Durante muito tempo o gelo foi um bem raro na Madeira. A neve e o granizo constituiam a única possibilidade de produzir o gelo necessário nos hospitais e apreciado nos hotéis.
Nesta zona chegaram a existir vários reservatórios para guardar gelo do Inverno para o Verao. Hoje apenas existe este poço da neve no parque ecológico do Funchal.
Há dezenas de anos sem qualquer utilizaçao, o reservatorio escavado no solo para manter as baixas temperaturas e impedir a fusao dos graos de gelo, tem um interessante cobertura hemisférica construída com lascas de pedra aparelhada à sua forma e lembra os "igloos" dos esquimós.
O gelo era transportado em sacos de couro dentro de cestos que homens valentes acarretavam às costas por veredas declivosas e de piso difícil até à cidade.



(altitude 1650m)

No dia em que lá parei, estava um vento que nao se aguentava e 10 graus positivos. Nao sei como é no Verao, mas naquele dia pareceu-me plausível que se pudesse guardar neve/gelo naquele poço fundo. Mas a melhor parte, era poder ver o Funchal lá em baixo, e o mar.
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

Sendo suspeita para comentar este teu post, a minha cidade é uma coisinha linda, de facto. :))) (smile babado)

By Blogger cris, at 2:36 da manhã  

Pois é, podes babar à vontade... Quem não acredita, que vá ver! :)

By Blogger snowgaze, at 9:13 da manhã  

Enviar um comentário página inicial