terça-feira, abril 19, 2005

Peles

Tenho seguido a campanha de diversos blogues contra o uso de peles de animais. Alguns divulgam um vídeo (aqui), supostamente muito violento, em que se vê o tratamento dado aos animais cujas peles vão ser usadas para fazer roupa. Não vi o vídeo porque nesses blogues toda a gente comentava que era extremamente violento, e eu não gosto desse tipo de imagens (não vejo filmes de terror, e basta ouvir alguém na televisão começar aos gritos para mudar de canal).
Sou, em princípio, contra o uso de peles de animais. Não sou fundamentalista, no sentido em que aceito o uso de peles de animais mortos por outras razões (para comer, por exemplo porcos e vacas) para por exemplo, fazer sapatos, mas posso dizer com certeza que nunca usarei um casaco de peles, quer seja pele de raposa, coelho, vison, marta, ou outro animal qualquer.
Ontem (Sic 10 horas), estava a Fátima Lopes (apresentadora de TV) e companhia a falar de uma suposta manifestação de umas 6 pessoas (diziam eles) que ocorreu à porta de uma das lojas da Fátima Lopes, estilista, que recentemente afirmou em público que é totalmente a favor do uso de peles de animais. Ora o painel de ilustres convidados do programa fartou-se de mostrar o seu apreço pela pobre estilista, porque não era justo que lhe fizessem isto, e uma das convidadas (a ilustríssima astróloga Maya) até aproveitou para se gabar dos seus não-sei-quantos casacos de peles. A página tantas, um deles sai-se com um "deviam verificar as pessoas que estavam na manifestação, porque essas pessoas de certeza que usam sapatos que são feitos com peles de animais". Fiquei parva. Se calhar, eu é que não percebo nada, e tirar a pele a animais vivos para fazer um casaco é a mesma coisa que tirar a pele a animais mortos para fazer uns sapatos. Por outro lado, todos sabemos que os "fundamentalistas das peles" não usam sapatos nem nada feito com peles de animais, e nem sequer animais comem (nem derivados, como ovos ou leite).
Está tudo doido. Esta gente com acesso a canais de televisão, ou não tem princípios nenhuns (é o mais certo), ou então vendeu-se. Devem ser "amiguinhos" da estilista. Mas não fica bem a ninguém dizer que se é a favor do uso de peles, e muito pior, depois de dizerem "eu até vi o vídeo na internet".
Eu sei que a maioria das pessoas "usa" os animais - para comer, para vestir, etc. Mas misturar violência extrema - como retirar a pele a um animal vivo - com outro tipo de tratamento, não é argumento. E aceitar tanta violência, não é humano.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

solução: arrancar as unhas, uma por uma, à Fátima Lopes e fazer um colar. depois o cabelo, para fazer uma esfregona. e, por último, ouvi-la novamente sobre as peles de animais.

By Blogger Joana, at 9:30 da tarde  

Enviar um comentário página inicial