quinta-feira, abril 28, 2005

Nomes

A maioria das mães só usa os dois primeiros nomes dos filhos quando estes se portam mal. "Maria Manuela!" ou "António Maria!" são sempre seguidos de qualquer coisa nada agradável para os miúdos. Ora a minha mãe nunca se atreveu a isso, tavez por nos ter dado (às filhas) uns segundos nomes horrorosos*. Por outro lado, às vezes saía-se com algo equivalente a um "Ana Sousa!" ou "José Silva!". Se calhar é por isso que uma das minhas manocas gosta tanto de usar como apelido, o penúltimo...
Pessoalmente, sempre achei que o segundo nome tinha utilidade por outra razão. É que se a criançinha odiar o primeiro nome, pode sempre escolher usar o segundo. Isto, claro, se os paizinhos não a tiverem lixado com a escolha do tal segundo nome (obrigadinha, pai e mãe!). E o hábito de dar aos miúdos os apelidos de ambos os pais tem a mesma vantagem. Se se gosta mais do da mãe, usa-se o da mãe. Se se gosta mais do do pai, então, usa-se o do pai.

*Nem pensem que os vou revelar. Nem o meu nem o das minhas queridas manas. Vai comigo para a cova... (Se gostam de histórias sobre nomes, vão ver o blog da pollie. Eu gosto do nome dela...)
8 comentário(s)

8 Comentário(s):

Sempre achei muito pratico nao ter um segundo nome proprio. A maior vantagem e ter um nome do meio (ainda por cima daqueles que da para dizer "mai midle neime ize...", como nos filmes).

Claro que chegando a Alemanha toda a gente acha super-exotico ter mais de 2 nomes.

By Blogger PQz, at 3:12 da tarde  

na alemanha é uma chatice teres 2 sobrenomes e 2 apelidos. deixas de ser tratado a como estás habituado, pelo último nome, para seres tratado pelo penúltimo, aquele que nunca usas em Portugal (falo por mim). O pior é quando, nas financas, ou num departamento burocrático qualquer, vais para a sala do F, quando afinal devias estar na sala do S, e só te lembras disso quando já passou a tua vez.
os nomes do meio nao servem para nada. ponto. só servem para os pais poderem expressar a sua zanga verbalmente quando somos miúdos!

(bigada, Snowgaze, pelo elogio :) )

By Anonymous Anónimo, at 5:20 da tarde  

eu tenho 6 nomes: 2 próprios e 4 apelidos!!
gosto dos meus 2 nomes, mas não acho que liguem bem. por isso sou só Joana.
quanto aos apelidos, se me deram tantos é para poder escolher. e como também embirrei com o último, adoptei o penúltimo.por acaso é da mami, mas nada tem a ver com gostar mais dela que do papi ;)

By Blogger Joana, at 9:14 da tarde  

cá nao podes escolher os nomes que queres usar. Porque se tens 4 apelidos no BI, tens de usar os 4!

By Anonymous Anónimo, at 7:04 da manhã  

cá nao podes escolher os nomes que queres usar. Porque se tens 4 apelidos no BI, tens de usar os 4!

By Anonymous Anónimo, at 7:04 da manhã  

snowgaze, desculpa, comentei duas vezes... é de ser tao cedo... :/

By Anonymous Anónimo, at 7:05 da manhã  

Isso de não poder escolher, não é bem assim... No trabalho, eu só uso dois nomes. Nos documentos oficiais (burocracias) nem sequer cabe o nome todo... E no banco, perguntaram-me como é que queria que ficasse o nome :).

By Blogger snowgaze, at 9:00 da manhã  

entao acho que deve ser só comigo, porque de cada vez que vou ao banco, ao médico, às financas, etc, etc, qualquer sítio onde tenha uma ficha ou conta, se digo o meu último nome, nunca me encontram. Inscrevem-me sempre com os dois apelidos. Nunca ninguém me pergunta que nome quero pôr!! :(

By Anonymous Anónimo, at 3:48 da tarde  

Enviar um comentário página inicial