quarta-feira, abril 06, 2005

E agora uma pausa...

...desta vez nao vou falar da Madeira.

Na Alemanha, ou melhor em Munique, mas desconfio que no resto do país é igual, o tempo que faz condiciona a vida das pessoas. E fá-lo de uma maneira quase ditatorial. Como o sol nao brilha diariamente, as pessoas sentem-se obrigadas a sair quando faz sol, independentemente de estarem num dia de preguicite ou nao. Eu, durante os primeiros tempos, resisti, nao conseguia compreender porque é que tinha de sair de casa só porque estava sol, mas com o passar do tempo (ou melhor, de dias e dias de chuva, e falta de sol nos dias em que realmente queria sair), comecei a alterar os meus hábitos. Tanto que agora, se estiver sol durante a semana, troco o almoço "decente" por um passeio ao sol, acompanhado de uma sandes comprada na rua.
No ano passado, no mês de Maio, choveu torrencialmente durante todo o mês. Ok, está bem, talvez nao tenha sido torrencialmente, mas choveu mesmo o mês todo. E, na altura, eu pensei "em Abril águas mil", ou seja, isto dura um mês (veio foi atrasado), mas depois pára. Qual quê. Choveu Maio, Junho e Julho, embora Maio tenha sido o mês pior. Fiquei curiosa, e fui investigar o clima, no weather.co.uk. A conclusao foi: em Portugal, a estacao das chuvas é o Inverno (sim, este ano foi excepçao). Em Munique, chove mais em Maio, Junho, Julho e Agosto do que em Portugal na estaçao das chuvas. O Verao por aqui é uma estaçao estranha. Nunca se sabe bem o que irá acontecer, se irá chover tanto que nem sequer parece Verao, ou se será um ano de "excepçao", e a chuva será mais escassa.
Outra coisa muito estranha, é a diferença de temperatura que pode ocorrer de um dia para outro. Em pleno Agosto, podemos num dia ter 30°C, e no dia seguinte só 15°C. No Inverno, a mesma coisa, num dia podemos até ter +4°C e no dia seguinte -12°C. Por isso, aqui, o termómetro é quase o nosso melhor amigo. Nunca saio de casa sem ver qual a temperatura lá fora, porque pode estar um sol maravilhoso e no entanto, estar mesmo muito frio. E de acordo com a temperatura, escolho a roupa que vou vestir.
Às vezes tenho a sensaçao de que o tempo é um assunto sério por aqui. A previsao metereológica decide muitas vezes o que é que se irá passar numa dada semana.
Um pormenor curioso. No Verao, há muita gente que gosta de fazer churrascos com os amigos, por exemplo, ao longo do rio Isar, onde há churrascos à disposiçao (é só levar o material, carvao, lume, e a carne) e ainda um "frigorífico", o próprio rio, onde o pessoal pousa as cervejas para as manter frescas (nao estou a gozar, o rio é tao frio, mesmo de Verao, que serve para isso). Só que, como chove tanto, muitas vezes estes churrascos sao marcados com duas datas: se chover na primeira data, o churrasco é adiado para a segunda! :)
4 comentário(s)

4 Comentário(s):

Em Berlim é exactamente a mesma coisa. Nao quanto à chuva, porque cá nao chove muito (apesar de a altura das chuvas também ser entre maio e julho). Mas quanto está sol, seja em que mês for, as esplanadas enchem-se como se estivéssemos em pleno Verao. Ao princípio também tentei resistir, achava ridículo, mas, agora que comecei a precisar do sol tanto quanto os alemaes, "obrigo-me" a sair e quando nao posso, porque fico encafuada na escola, sinto-me super frustrada, como se tivesse perdido o dia mais importante da minha vida...

By Anonymous Anónimo, at 8:58 da tarde  

Eu também me sinto frustrada quando fico encafuada no trabalho o dia todo e nao posso aproveitar o sol, principalmente no Inverno porque nessa altura à hora de saída já é noite. E é por isso que agora, sempre que há uns dias de sol a intervalar a chuva, me obrigo a sair para "almoçar" na rua!

By Blogger snowgaze, at 11:51 da tarde  

1 belo texto. Para + pedagógico - desmistifica k só portuguesinho faz ois s assim! Com k então até frigo?????Bom, estás a votos. Tenho andado lendo p/ ir votando. Boa sorte. Um destes dias estou eu....Bom resto de semana. Bjs e ,)

By Blogger Conceição Paulino, at 10:48 da manhã  

Ja vi no Verao os churrascos à Beira do Isar e acho o máximo, também há a secCao dos estrangeiros no Westpark onde tb se grelha e acho que deve ser o maximo. Só é pena dar tanto trabalho levar a tralha toda...
Qto ao tempo tens razao, basta ver pelo tempo que temos tido e pelo fds frio que vamos ter, onde ate pode voltar a neve! Chuif...

By Blogger Mãe Minhoca, at 10:58 da manhã  

Enviar um comentário página inicial