quarta-feira, abril 27, 2005

Belleville Rendez-Vous


Um filme de animação franco-belga (e acho que também tem uma mãozinha canadiana), com duração de pouco mais de uma hora. Queria tê-lo visto no cinema, mas quando finalmente tive tempo, já tinha saído de cartaz, pelo que quando o encontrei na Fnac, chamei-lhe um figo... Este fim de semana finalmente tive tempo/disposição para o ver, e o veredicto é o que se segue.
Este é um filme que foge ao convencional, ou pelo menos, àquilo a que estou habituada, mesmo em animação. Os diálogos são mínimos, quase inexistentes, e limitam-se a palavras debitadas por uma televisão, como o excerto de um diálogo do presidente francês. A música que acompanha todo o filme é viciante, podia ouvi-la o dia todo sem me cansar. No entanto, não sei se por ter comprado o DVD em Portugal, a meio da banda sonora entra "uma casa portuguesa", cantada com uma voz bem esganiçada. Não sei se esta canção faz parte do original (o DVD não dava a hipótese de escolher alguma coisa diferente), mas que fica ali a destoar, e muito, isso fica.
Da história em si, sobressai uma velha com uma perna bastante mais curta que a outra, mas cheia de força e determinação para tudo e mais alguma coisa, e um cão cujo hobby é "trainspotting", e que gosta de ladrar aos comboios. As trigémeas de Belleville são umas personagens curiosas, mas a maneira como fazem música, é para mim a melhor característica delas.
Um filme um pouco bizarro, mas mesmo assim cativante.
4 comentário(s)

4 Comentário(s):

A música faz mesmo parte do filme, não existe uma versão diferente para Portugal. A personagem Madame Souza é de origem portuguesa.

Retirado da secção Trivia na Amazon.com:
"The song performed by Madame Souza in the piano is called Uma Casa Portuguesa (A Portuguese House), and was originally performed by Amália Rodrigues, the queen of Fado music."

Fica bem.

By Anonymous Anónimo, at 4:13 da tarde  

Obrigada pela informação! (Acabo de perceber que chamei esganiçada à Amália...)

By Blogger snowgaze, at 4:24 da tarde  

E ainda, mais uma coisinha. Se a velhota (Madamen Souza) é de origem portuguesa, isso explica muita coisa. Uma mulher baixinha, que não se deixa vergar por nenhum problema, que nunca desiste de procurar a solução para os problemas... sim, só podia ser portuguesa! ;)

By Blogger snowgaze, at 4:27 da tarde  

ora aí está! ;)

eu vi o filme na versao original e já te ia explicar a questao da música, mas cheguei tarde ;)

By Anonymous Anónimo, at 10:34 da tarde  

Enviar um comentário página inicial