sexta-feira, março 04, 2005

Matemática

«As adolescentes portuguesas chumbam na avaliação das suas práticas contraceptivas. Uma em cada seis jovens entre os 15 e os 19 anos tem uma vida sexual activa sem utilizar qualquer contraceptivo. E, dessas, 33% já recorreram à utilização da pílula do dia seguinte. O alerta é dado por um estudo sobre os hábitos anticoncepcionais das portuguesas.»
Ora se 1 em cada 6 tem uma vida sexual activa sem usar contraceptivo, e dessas, 1 em cada 3 já usaram a pílula do dia seguinte, logo, apenas 1 em cada 18 (ou seja, 5,6%) já utilizou a pílula do dia seguinte. Resta dizer que os dados divulgados ontem não diziam que as jovens que participaram no estudo eram apenas 141, das quais cerca de 70 assumiram já ter tido relações sexuais, enquanto apenas 46 (1/3) afirmou ter uma vida sexualmente activa na altura do inquérito. Apenas 15 jovens disseram já ter usado a pílula do dia seguinte. (link)

Pessoalmente, 141 pessoas parece-me uma amostra muito pequena para se tirarem tantas conclusões, que acabam por vir enviesadas pelas análises feitas nos jornais e na televisão para empolar as situações. Eu ainda estou a digerir o "opinião pública" da sic notícias que deu ontem, onde deram a palavra a tanta gente retrógrada e ignorante, para além de o "jornalista" ter sido extremamente desagradável ao insistir com o entrevistado para que a opinião própria do jornalista fosse admitida pelo entrevistado. Basicamente um "jornalista" que acha que entrevistar alguém que não pensa como ele é obrigar esse alguém a mudar de ideias ou a, quer queria quer não, a cair na armadilha de afirmar o que o "jornalista" quer. Fiquei mesmo mal impressionada, tanto mais que o entrevistado era o mesmo que vinha mencionado no público de ontem, e estava basicamente a afirmar mais uma vez aquilo que já tinha sido dito pelo público.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

Eu ontem também vi esse estudo e também fiquei um pouco mal impressionada. É certo que não fui averiguar em que (quantos) dados é que eles se tinham baseado para generalizar a vida das portuguesas adolescentes, e também não fiz os cálculos para ver que estes gajos CHUMBAM a matemática. O que me impressionou mais foi outra coisa... que eu saiba para ter uma relação sexual são necessários dois, logo a responsabilidade de utilizar contraceptivos também é de dois e tem que ser perguntado aos dois!!!!!! A pergunta não é se já alguma vez tomou a pílula do dia seguinte, é também, "alguma vez o seu parceiro foi imprudente (a gaja estava bebada, com sono, etc....) e no dia seguinte sugeriu-lhe para tomar a dita pílula".

By Blogger Paulita, at 10:59 da manhã  

Enviar um comentário página inicial