terça-feira, março 01, 2005

A inflação

Já há uns tempos que me pergunto como é que a inflação pode ser tão baixa, quando algumas coisas sobem de forma tão acentuada. A resposta é óbvia, quem calcula a inflação fá-lo com os artigos e a ponderação que convém para que o valor a obter seja de acordo com o que se quer. Suponho que certas coisas que aumentam sistematicamente muito acima da inflação nem sequer entrem para esse cálculo. Por exemplo o seguro automóvel. Entao não é que o meu seguro automóvel, que deveria baixar 15%, subiu outro tanto? É que me adianta ter uma redução no prémio do seguro, se no fim acabo a pagar praticamente o mesmo... Mais vale andar de transporte público? Claro que sim, durante a semana para ir para o trabalho. Mas para ir às compras "a sério", aquelas em que se enchem um carrinho inteiro de supermercado até estar quase a transbordar, não há transporte público que me valha. Além disso, os transportes públicos por aqui também não são propriamente baratos, se bem que o facto de andarem a horas (para mim, andar a horas é ter menos de 7 minutos de atraso num autocarro, ou menos de dois num comboio) e de chegarem ao centro da cidade mais rapidamente que um automóvel, com a enorme vantagem de não precisarem de estacionamento, compensa. Acho que podia falar durante horas sobre as vantagens dos transportes públicos fiáveis, eu que tantas vezes penei por causa dos autocarros na cidade Invicta.
Anyway... era só para dizer que o Departamento Federal de Estatística, em Wiesbaden, disponibilizou aqui uma calculadora da taxa de inflação que é baseada no padrão de despesa individual (a introduzir pelo utilizador).* Agora o consumidor alemao já pode calcular a sua própria taxa de inflação.
Em português, a notícia aqui.

*se experimentarem, avisem. No meu computador não dá, não sei bem porquê (problemas de plugin ou de browser talvez), mas vou continuar a tentar...
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial