sábado, março 05, 2005

Compras na net

Quando a sic radical (re)começou a transmitir o Seinfeld, pareceu-me boa ideia comprar os dvds da série. Afinal, é uma chatice ver religiosamente um programa de televisao, nao só pela hora a que dá, mas também porque, como há mais vida para além da televisao, a probabilidade de perder alguns episódios é bastante grande.
Fui ver o que havia na amazon. Só estavam disponíveis as 3 primeiras séries. Um pouco mais de pesquisa na internet revelou que no total, o Seinfeld tinha tido 9 séries, com 180 episódios. Bem... 3 séries, em comparaçao com um total de 9, é pouco, principalmente se tivermos em consideraçao que as primeiras séries tiveram bastante menos episódios que as outras.
Eu estava mesmo interessada em comprar as 9 séries, talvez porque nao gosto de comprar coisas às pinguinhas, talvez apenas porque sim. Mais uma pesquisa no goole, para encontrar algum site que vendesse os episódios todos. Encontrei dois sites. Escolhi o que me pareceu ter melhor aspecto. O preco era relativamente bom, 140 dólares mais despesas de envio (isto era mais caro do que eu estava à espera, mais de 40 USD, se nao estou em erro), o que traduzido em euros, no total dava cerca de 140€. Bem, se tivermos em conta que as primeiras 3 séries custavam uns 95€ na amazon, parecia um bom negócio...

Passaram 2, 3, 4 semanas, e nada de receber a encomenda. Ao princípio pensei que se tratava de problemas de alfândega, já que os dvds vinham dos EUA, e eu tinha informaçao de que era normal os serviços alfandegários obrigarem ao pagamento de uma taxa (algum imposto ou IVA, fiquei sem saber) para levantar uma encomenda vinda de países de fora da UE. Mas depois comecei a ficar preocupada. Mandei um mail. Pedi informacoes pelo site. Mandei outro mail para outro endereco. Nenhuma resposta. Mais uma semana, e enviei um último mail (aliás, várias cópias para os diferentes enderecos que tinha) a avisar que nao tinha recebido nada, o dinheiro tinha sido retirado dois dias após a compra, e que queria o meu dinheiro de volta. Mais uma vez, nao obtive resposta.

Quando fiz a compra, cometi o erro de nao verificar se havia alguma informacao sobre o site, noutros locais. Nem me passou pela cabeça. O site tinha bom aspecto, e vendia dvds de muitas séries americanas. Mas depois de tanta espera, e alguns mails escritos e nada de resposta, encontrei uma referência noutro site (onde aliás, só cheguei por me ter enganado a escrever seinfeld!) onde se constatava que havia uma empresa online (sim, aquela a quem eu tinha comprado as minhas cópias!) que se dedicava a vender cópias pirata de má qualidade da série. A empresa estava baseada no Canadá, apesar de o pagamento ter sido feito a outra empresa americana. Nesse site, havia diversas pessoas que se queixavam de ter recebido cópias pirata de má qualidade, ou de nao ter recebido de todo algo que tinham pago. Quando vi isto, pensei, pronto, lá se foi o dinheiro, os dvds, e ainda para mais devia ter pesquisado alguma informaçao sobre o vendedor que tinha evitado isto...

A única coisa que podia fazer era tentar reaver o dinheiro através do banco. Lá fui eu, expliquei que tinha comprado algo na net e que nunca tinha recebido nada, apesar de já se terem passado mais de 5 semanas. A funcionária tomou nota, e disse que nao havia problema nenhum, e que mais tarde eu receberia uma carta da VISA para oficializar o procedimento. Passados uns dias, lá recebi a carta. Pediam que contactasse o vendedor para regularizar a situaçao, mas que caso o vendedor nao me desse uma resposta satisfatória, bastava enviar-lhes cópias das cartas que tivessem sido trocadas entre nós, para que eles avaliassem a situaçao e me devolvessem o dinheiro.

Um pormenor interessante, o pagamento foi efectuado por um mediador, chamado WorldPay, que aparentemente se prontificava a devolver o meu dinheiro se nao ficasse satisfeita, e que supostamente só entregaria o dinheiro ao vendedor quando eu tivesse o produto. No entanto, quando os contactei para explicar a situaçao, limitaram-se a dizer-me que sim senhor, tinham processado o pagamento em meu nome, mas que infelizmente nao estavam autorizados a cancelar encomendas ou devolver o dinheiro. Aconselhavam ainda a contactar a instituiçao do meu cartao de crédito para levantar uma "disputa". Pois. Só que ainda antes de eu efectuar o pagamento, no seu site de mediadores de pagamentos, diziam-me que se eles soubessem que a empresa a quem eu estava a comprar algo, nao me entregasse a encomenda ou o serviço, ou me entregasse a encomenda com defeitos, quebrando as suas obrigaçoes contratuais comigo, estes mediadores me devolveriam o pagamento efectuado com o cartao de crédito até ao valor total da compra. Engraçado, nao é?

Lá enviei para a VISA cópia de todos os emails enviados e também os recebidos da parte do mediador. Passado algum tempo (2, 3 semanas talvez), a transacçao foi totalmente anulada. Depois disso... comprei as 3 primeiras séries na amazon britânica, que me ficaram bem mais baratas do que seriam na amazon alema, apesar de serem na mesma importadas do Reino Unido...

Nota final: a empresa de que falo chama-se tv direct media. Quando eu achei que o atraso começava a ser intolerável, passei a consultar esse site frequentemente. Tiveram uma versao em que diziam que estavam com problemas em despachar as encomendas. Depois tiveram outra e que diziam que estavam com problemas na alfândega (porque seria?). E finalmente, o site deixou de existir. (Costumava estar em www.tvdirectmedia.com, mas hoje em dia esse dominio está à venda.)

Esta é que é mesmo a nota final: Tive sorte, muita sorte. Se me tivessem realmente enviado cópias piratas da série, nao sei se poderia reaver o dinheiro. Assim, foi relativamente fácil. Continuo a fazer compras na net.
3 comentário(s)

3 Comentário(s):

bolas, deve ter sido um sufoco... mas ainda bem que tudo se resolveu. Eu nao costumo ter medo de fazer compras pela net, mas continuo a preferir os sites com nome.No entanto, das poucas vezes que comprei cds ou livros em sites "duvidosos", correu tudo bem. Acho que também tive sorte :)

By Anonymous Anónimo, at 11:02 da manhã  

Na net apenas comprei coisas na Amazon e paguei inscrições em conferências. E tudo correu bem (lagarto, lagarto!). E é por estas q a Amazon.co.uk tem tanto sucesso - trabalham bem e não nos pregam partidas! Bom fds.

By Blogger cris, at 2:50 da tarde  

A Amazon tem uma óptima relacçao com os clientes. Já me aconteceu receber a encomenda errada, e nao tive problemas nenhuns. Mas compro imensas coisas na net: desde viagens, a livros, dvds, jogos, material de fotografia, etc. Este fui o único caso em que as coisas nao correram como esperado, mas no final acabei por ter sorte.

By Blogger snowgaze, at 9:35 da tarde  

Enviar um comentário página inicial