quinta-feira, março 17, 2005

Automóveis

Parece que alguém teve a brilhante ideia de tornar o Imposto Automóvel anual (link). Suponho que para isso baixem aquele primeiro e único pagamento que existia até agora, e que ainda para mais é complementado com IVA por cima.
O IA é uma das razões (ou será "a razão?) pela qual o mesmo carro custa muito mais em Portugal do que noutros países europeus. Ao baixar o IA que se paga juntamente com o carro novo, os fabricantes ficam com a possibilidade de aumentarem as suas margens de lucro ao mesmo tempo que os consumidores poderão pagar menos, no curto prazo, pelo carro novo. E o custo anual de um imposto anual irá, a logo prazo, ser favorável aos cofres do Estado. É só benefícios?
Vê-se logo que quem tem estas brilhantes ideias não anda de autocarro, e nunca teve de esperar à chuva durante meia hora ou mais por um transporte público. Também é evidente a falta de preocupações ambientais: não vi ainda ninguém defender uma redução de impostos ou uma eventual suspensão temporária sobre os automóveis que poluem menos que um determinado valor. É o costume, só se pensa em penalizar o Zé... o Zé tem carro, logo tem que pagar. E mais nada. Transportes públicos em que se possa confiar, não é preciso. Quem nos "governa" não anda de autocarro.
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial