domingo, fevereiro 27, 2005

O eterno problema do tabaco

O parlamento português ainda nao ratificou o tratado mundial contra o tabaco (link). A desculpa apresentada é que o documento a assinar ainda nao foi traduzido, apesar de já terem passado 13 meses desde Portugal o assinou. (13 meses??? Eu quero um emprego desses!) Apesar de Portugal ter algumas boas medidas para a prevencao do tabagismo, nomeadamente a proibicao da publicidade em outdoors, nos cinemas e na televisao, se há coisa que nunca hei-de compreender é como é que pode ser permitido em espacos públicos, como restaurantes, fumar. Claro que em Portugal, uma coisa ser proibida nao significa nada: nos aeroportos "é expressamente proibido fumar excepto nas áreas designadas", e mal saem do aviao, os fumadores já estao a enviar baforadas para cima das outras pessoas. Falta de educacao, de civismo, de consideracao pelos outros?
Por cá, apesar de a percentagem a populacao fumadora ser bastante inferior à portuguesa, nos restaurantes é a mesma coisa: entra-se e é-se logo brindado com nuvens de fumo. Zonas de nao fumadores é coisa rara. Aquilo que mais me choca, é a publicidade por todo o lado ao tabaco, quer em outdoors quer no cinema. Por outro lado o tabaco aqui é mais caro, e as máquinas de venda de tabaco estao dentro dos restaurantes, onde nao sao tao facilmente acessíveis a menores. Nos supermercados, o tabaco está ao lado das caixas. Assim sendo, porque será que na Alemanha se fuma menos que em Portugal? Será por causa do factor preco?
2 comentário(s)

2 Comentário(s):

Obrigada pela visita, volta sempre que te apetecer. Não conhecia este espaço, gostei do que vi e vou voltar. Achas que cá se fuma menos? as vezes tenho dúvidas principalmente as mulheres acho que fumam imenso.

By Blogger Micas, at 2:41 da tarde  

Estatisticamente, pelo menos, na Alemanha fuma-se menos. Se calhar é porque, regra geral, os alemaes cumprem as regras: se é proibido fumar, eles nao fumam mesmo. No meu trabalho, por exemplo, há pouquíssima gente que fuma, e os espacos para fumadores têm vindo a diminuir a olhos vistos...
Em Portugal sao as mulheres que fumam mais, e nao me admira nada se na Alemanha também for assim... O que eu acho que por cá se vê menos, é "putos" a fumar. Se calhar é só aqui onde eu moro, mas vêem-se poucos (infelizmente ainda se vêem alguns, e eu acho que isso está directamente relacionado com a publicidade).
Mal posso esperar para que um dia sejam aprovadas leis como a da Irlanda.

By Blogger snowgaze, at 3:18 da tarde  

Enviar um comentário página inicial