segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Contentores para tudo e mais alguma coisa

Se reciclar papel pode ser simples e até nem dar grande trabalho, separar garrafas de vidro, embalagens, e lixo biológico pode tornar-se mais complicado.
Por exemplo, para o lixo biológico, há um contentor próprio, onde se deve colocar o lixo, obviamente sem saco. Ou seja, leva-se o lixo ao contentor dentro de um saco, despeja-se o saco, e de seguida coloca-se o saco no contentor do lixo "normal". Com um bocado de sorte, não se sujam as mãos no processo. Vou aqui correr o risco de algum alemão me identificar e ir a correr telefonar à polícia, mas (respiro fundo) aqui vai. O contentor do lixo biológico à disposição à porta do meu prédio (mas na rua), passa a maior parte do inverno vazio. A razão é que com temperaturas negativas, o lixo biológico congela todo, e depois não há quem o tire de lá. Por causa disso, tenho ordens da minha senhoria para não reciclar lixo biológico no inverno... :-)
Com o papel a história é outra. Não só imprimo dos dois lados das folhas, como carrego alegremente jornais e revistas para o contentor apropriado, também colocado estrategicamente à porta de casa. De inverno ou de verão, o único problema é que toda a gente gosta de usar este contentor, e por isso muitas vezes está quase a abarrotar.
Lá em casa coleccionam-se as mais variadas garrafas, que vão para o ecoponto uma ou duas vezes por ano. Não por serem poucas, mas por preguiça, já que o ecoponto fica a uns minutos de distância e não é prático ir até lá a pé, pelo que ficamos sempre a acumular tralha até se justificar a "viagem".
O meu contentor preferido acaba por ser o único que não é obrigatório usar. É um contentor especial para roupas e sapatos, muito útil para aquela roupa que já não usamos há séculos e que já só estorva, ou para a roupa do miúdo que já não lhe serve. A roupa e sapatos são um "donativo" para uma obra de caridade qualquer (sim, confesso que nem me dei ao trabalho de descobrir), e a parte irónica de tudo isto é o autocolante colado ao contentor que avisa, em letras garrafais, que quem for apanhado a roubar o conteúdo do contentor será obrigado a pagar uma multa de 25 euros. Quer dizer... se alguém tivesse intenção de roubar roupa e sapatos velhos, é porque com certeza teria necessidade deles... Afinal que raio de "caridade" é esta?
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial