quinta-feira, janeiro 27, 2005

Susto

Desde ontem que o olho direito andava esquisito. Nao estou a ver bem, tenho a visao um pouco desfocada, e dificuldade em ler durante muito tempo no computador, e andava um pouquinho "remelosa". Como trabalho todo o dia em frente ao PC há já vários anos, pensei: bem, é a minha vez. A grande maioria das pessoas que conheco e que trabalha 8 horas por dia no computador usa óculos. Outras usam-nos apenas para trabalhar ao computador. Teria toda a lógica que eu, mais tarde ou mais cedo, tivesse o mesmo problema. Ao mesmo tempo tinha esperanca que fosse apenas uma infeccao ou alguma coisa temporária, que se pudesse curar sem ter que recorrer a medidas drásticas.
Nao quis adiar o problema, com medo que se agravasse, e fui logo ao oftalmologista. Uma senhora fez-me um teste aos olhos antes de eu entrar para a consulta, com uma máquina especial. Primeiro ao olho direito. Nao consegui ver quase nada nos primeiros testes. As letras estavam muito desfocadas, e o tamanho mais pequeno era impossível de ler. A certo ponto, aparece um círculo dividido em sectores pretos e brancos, completamente desfocado. A máquina vai-o ajustando automaticamente, até que fica completamente nítido. A partir daí, fui capaz de ler as letras todas. A seguir, o mesmo procedimento para o olho esquerdo, que eu pensava estar totalmente em ordem. Surpresa das surpresas (para mim), nao consigo ver quase nada! Talvez por ter estado a esforcar o olho direito (nos últimos testes as letras estavam num rectângulo dividido em 3 tiras horizontais, em que a tira central tinha as letras e as outras duas tiras eram apenas luz forte, e nao consegui identificar todas as letras, se bem me lembro), de repente já nem via bem do esquerdo. Concentrei-me e acabei por me sair mais ou menos mal, da mesma maneira que tinha sido para o olho direito.
Após esta experiência, mandaram-me esperar pelo médico. Sentada numa cadeira, a olhar para a porta do consultório, já me estava a ver de óculos com uma graduacao fortíssima, e já pensava quais seriam as minhas hipóteses de trocar óculos por lentes de contacto, ou eventualmente fazer uma operacao para voltar a ver normalmente. Foram uns minutos bastante angustiantes. Nunca na vida precisei de óculos, sempre vi perfeitamente, apesar de passar horas e horas no computador, quer no trabalho quer em casa, há vários anos. Mas o meu último check up já tinha sido há 10 anos, o que é muito tempo. Se calhar muita coisa tinha mudado.
Finalmente chamaram-me. O médico foi simpático, mandou-me ler uns números num quadro electrónico, e eu vi tudo perfeitamente. Mesmo os números mais pequeninos que numeravam as linhas, e penso que nem fariam parte do teste. Depois examinou-me os olhos, e viu logo que havia qualquer coisa no olho direito. Receitou-me umas gotas especiais para esse olho, e outras para os dois olhos, por causa do computador (gotas, sim, nada de óculos!!!). Ele diz que o ar é muito seco no inverno (pelo menos por aqui, onde as pessoas têm humidificadores em casa - nao, nao me enganei, humidificadores) e isso é prejudicial para os olhos. E mandou-me voltar lá daqui a dois ou três meses.
Senti cá um alívio. Voltei a safar-me. Para já, ainda vejo bem, aquilo que nao vejo, nao é por defeito dos olhos, mas porque simplesmente está longe demais ou desfocado.
1 comentário(s)

1 Comentário(s):

ola achei esse blog por acaso!!!


estou com o mesmo problema!


a uns dias meu olho direito começou a desfocar isso tem me atrapalhado muito.

tenho consulta marcada agora para as 3:45 espero q nao precisar de usar oculos !

tbm passo muito tempo na frente do pc!

By Anonymous Anónimo, at 6:20 da tarde  

Enviar um comentário página inicial