terça-feira, janeiro 11, 2005

Assaltos (sim, sem acentos)

Assaltaram o carro à SonecaS. Vieram-me logo à memória recordacoes dos meus 3 assaltos ao carro no Porto (e outro em Barcelona, mas esse foi tao traumatizante que nem quero falar nele).

Da primeira vez que me assaltaram o carro roubaram o rádio. Tinha sido prenda de anos, custado 30 contos, apesar de eu ter insistido para que me comprassem o mais barato que houvesse (precisamente por causa dos assaltos), e lia cassetes lindamente. Fiquei mesmo triste. A tampinha do rádio, tinha-a deixado no porta luvas (belo esconderijo, nenhum assaltante pensaria nele). O mais revoltante foi aperceber-me que os assaltantes vasculharam o carro todo, quicá à procura do manual do rádio que nao estava lá...

Fiquei tao traumatizada que nem queria comprar outro rádio, mas passado uns tempo lá achei que era preferível, a andar com um walkman no bolso a toda a hora, o que poderia até ser perigoso, por andar com auscultadores enfiados nos ouvidos. Desta vez comprei mesmo o mais barato de todos. Lia (lê, este nunca mo roubaram) cassetes mal e porcamente, os botoes sao um bocado foleiros, principalmente os de pôr a cassete a andar para a frente ou para trás, que passado pouco tempo deixaram de funcionar. Mas ao menos dava para ouvir rádio, o que nas viagens de poucos kilómetros e muitos minutos no meio do trânsito da cidade ajuda a passar o tempo e a descomprimir.

A partir desse assalto nunca mais deixei nada de valor dentro do carro. Nem sequer (e principalmente) a tampinha do auto rádio. Da segunda vez que me assaltaram tinha no carro apenas um guarda-chuva pequeno, mas esse nao quiseram levar.

Mas mesmo assim, da terceira vez "abriram" a porta com um pé de cabra e aquilo ficou num estado lastimável... A parte de cima da porta nao encostava ao teto, ficava a uns 7 cm dele (nao estou a exagerar, infelizmente)! Fui a uma garagem onde um mecânico simpático lhe deu umas pancadas com um martelo e a ajuda de uma placa de madeira(para nao estalar a tinta, pareceu-me), e levou aquilo ao sítio. E avisou-me logo que se voltasse a acontecer a mesma coisa, a porta teria de ser substituída. Ora, num Fiat Punto já velhinho substituir a porta fica quase pelo mesmo preco que comprar outro... Estao a ver o prejuízo (e isto tudo para nem me roubarem nada!).

Um àparte, contaram-me que em Paris é tao frequente os carros serem assaltados, que há quem deixe o porta luvas aberto (e vazio, óbvio), e tire a "tampa" da mala, para se ver que nao tem nada dentro. Se calhar é boa ideia para quando tiver que estacionar no Porto... (eu a Lisboa vou de comboio :-))
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial