terça-feira, dezembro 14, 2004

A Quinta

Eu estava a ver se me aguentava, mas não consegui, tenho mesmo que falar...

Então lá saiu o Reis. Vítima de si próprio, do Frota, da Cinha, Paula e companhia. Não aguentou o jogo, e já na recta final, fartou-se de dar tiros no pé. Eu já não me lembro do BB dos Famosos, aquele que foi ganho pelo Vítor Norte, até porque perdi o último mês de emissões, mas de todos os programas deste género que vi até hoje (os BBs quase todos e agora esta Quinta), há algumas coisas que me parecem óbvias:

1 - discussões geram grupos. Por muito que as discussões subam as audiências (eu adoro uma boa discussão, principalmente se não for nada comigo), quem as vê tem tendência para tomar partido. Quem toma parte nas discussões tem bilhete de saída numa das mais próximas estações.

2- pelas razões acima, quem acaba por ganhar estes programas acaba por ser uma das figuras que esteve mais apagada durante todo o programa, as tais que se fossem clonadas e metidas dentro de um programa consigo mesmas rapidamente levariam as audiências a zero. Por exemplo, o Francisco, do BBF1, que não tinha piadinha nenhuma nem ponta por onde se lhe pegasse.

3- A Quinta teve um factor fundamental para distorcer um pouco as conclusões retiradas dos anteriores BB: o facto de o público poder nomear logo de início. Este factor de destabilização do jogo (lá dentro) levou a que figuras menores (por exemplo, o Pedro Ramos e Ramos, e o "trovador" cujo nome já nem me lembra) fossem retiradas antecipadamente do "tabuleiro".

4- As pessoas que são expulsas deviam ter consciência de que quanto mais apoiarem alguém que ainda está a jogar, mais prejudicam esse alguém. Pois se quando saem ainda querem continuar a pertencer ao "grupo", então estão a dar um bilhete de saída a quem está lá dentro e devia vir fazer companhia ao resto do "grupo". Quem foi expulso tem que ter consciência de que perdeu, e que quem está lá dentro não deve ser associado a perdedores, sob pena de sair mais cedo.

5- Pessoalmente, as regras que menos gostei neste jogo (a Quinta) foi a possibilidade de os concorrentes terem contacto com o exterior, e a impossibilidade de seguir a emissão 24/24horas na tvcabo, como tinha acontecido nas emissões anteriores. Isto conjugado com certos acontecimentos (o escutar às portas por exemplo, e a falta de imagens que fariam prova de certas coisas) acaba por dar vantagens injustas a concorrentes que não as merecem. Daqui para os mexericos é um passo minúsculo, e, na minha opinião, o programa perde credibilidade com isto.

Finalmente, em jeito de conclusão, por agora queria fazer a minha previsão das saídas até ao final:
esta semana: Sandra (ficam 4)
semana seguinte: Mónica

Os finalistas serão o Frota, WC e Conde, e o vencedor será o Frota.
Parece-me que o Frota irá ganhar pela mesma razão que o Figo ganhou a sondagem de todos os sites estrangeiros que perguntavam qual o melhor jogador do ano, e pela mesma razão que quando um jornal espanhol fez uma sondagem online sobre qual a razão pela qual a Espanha perdeu o jogo com Portugal no euro2004 o resultado foi "porque não sabem jogar" (ou mais ou menos isso).
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial