domingo, dezembro 05, 2004

Por falar em queda do governo (sem acentos)

Eu nem estou com muita vontade de falar de política, por isso aqui vai um résumé muito curtinho de uma coisa que me passou pela cabeca...
O Paulo Portas é um gajo inteligente. Pelo menos foi o que pareceu no dia em que saiu a anunciar que ia a eleicoes sozinho (ele e o partido devem conseguir eleger alguns deputados que nao precisarao de mais do que um táxi para os transportar até à Assembleia da República), e a explicar ao povo português que eles (CDS-PP) é que eram os bons da fita, o factor estabilizador da coligacao, etc... Além de se ter feito forte, pôs o PPD-PSD a reboque das decisoes do PP.
Agora nao percebi bem se o PSD acaba de mudar de ideias e já quer ir a eleicoes coligado ou nao... Mas vamos lá a ver...
Se o PSD for a eleicoes sozinho, vai "comer" por dois lados: do lado da oposicao, porque foi um péssimo governo; do lado do ex-parceiro de coligacao, porque afinal parece que a instabilidade e incompetência vinha toda do lado do PSD. Ora este cenário convém a quem quer afastar PSL da vida política de forma definitiva (bem, definitiva se calhar é uma palavra muito forte, mas enfim), nomeadamente aqueles que se aprontam para o papel de líder do partido.
Se o PSD for a eleicoes coligado, provavelmente terá menos votos do que os que teria indo sozinho a eleicoes, mas com as seguintes vantagens: primeiro, pode "deitar as culpas" do mau resultado ao CDS; segundo, e esta vantagem é só para PSL e amigos, PSL nao fica politicamente moribundo (pois, morto, para uma enguia desta envergadura, seria muito forte); terceiro, sempre pode aproveitar os "feitos" já apregoados por PP e ainda consegue esquivar-se ao ataque furioso de PP e do CDS.
Agora vamos ver que acontece.
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial