quinta-feira, outubro 07, 2004

Como vai este país I

Ontem, a grande notícia: depois de Rui Gomes da Silva aparecer a espumar de raiva, o professor Marcelo demitiu-se da TVI, alegadamente por falta de liberdade para fazer os seus comentários (acabou-se o sermão dominical).

Primeiros parágrafos do editorial do público:
"A inteligência fulgurante do ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, brindou-nos anteontem com um grandioso contributo para o anedotário político da "rentrée". Furibundo, espumando de raiva e vermelho de indignação, atirou-se à suposta parcialidade dos comentários de Marcelo Rebelo de Sousa, na TVI, que, por razões de "ódio" ao actual primeiro-ministro passa os seus 45 minutos dominicais de opinião política a atacar o Governo. Chega ao ponto de criticar o silêncio da Alta-Autoridade para a Comunicação Social por não exigir o contraditório aos comentários de Marcelo.
As palavras apatetadas deste ministro dariam para rir noutras circunstâncias, e muito. Mas, nos dias que correm, devem ser levadas muito a sério. Este senhor, talvez mais incauto ou tão-só mais arrogante que outros, exemplifica o espírito de intolerância reinante na actual maioria, em particular no PSD, e a noção que os seus actuais dirigentes têm da liberdade de opinião. Nem os próprios militantes do PSD que não sejam suficientemente alinhados com a liderança do partido escapam já à sua fúria censória"

De morrer a rir... Eu por acaso às vezes gostava de ouvir os comentários do MRS, e outras vezes achava que davam demasiado tempo de antena ao PSD... Não sei se é uma perda para o telejornal da TVI de domingo (deve ser, pelo menos em audiências), mas é uma perda para a liberdade de expressão, sem dúvida. E eu que pensava que a censura tinha acabado.
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial