domingo, setembro 26, 2004

O mundo maravilhoso da Internet

Pois... como se não bastasse ter passado horas e horas do fim de semana passado a instalar a placa gráfica, RAM e software, este fim de semana tem sido passado a "limpar" o computador e instalar tudo de novo.
Há uns dois dias instalei mais um software para detectar problemas, como certos vírus ou programas malware. Ele logo detectou pelo menos uns três dialers, que, suponho eu, são programas que se instalam no nosso computador com o objectivo de se (nos) ligarem a um outro provedor de internet que não o que utilizamos habitualmente. Bem, eu não posso ter a certeza absoluta do que aconteceu, apenas sei que no dia seguinte apercebi-me que o ícone da ligação à internet tinha desaparecido. Muito estranho. Só me apercebi disso porque tenho o hábito de me desligar na net quando não a estou a utilizar, apesar de ter uma ligação DLS com flat rate...
Por outro lado, a causa do problema pode ter sido uns mails que recebi do hotmail que tinham um aspecto muito esquisito... mas como não fiz download de nenhum ficheiro, não deve ter sido isso.
Bem, o que se estava a passar é que quando eu me tentava ligar à net, apareciam as caixas de diálogo do costume, tudo normal, menos o ícone no quick launch... Mas, ao verificar no sistema operativo qual a ligação que estava activa, não era nenhuma das que eu tinha.... Não consegui modificar nada, pelo que recorri à solução mais drástica: formatar o disco e instalar tudo de novo.
Cometi um erro grave... Em vez de instalar o anti-vírus logo a seguir ao windows, instalei primeiro a net... E claro, testei se estava a funcionar. Resultado, assim que o anti-vírus correu os updates, já havia uns 3 vírus no PC. Incrível. De seguida instalei mais dois softwares de pesquisa de adware, malware e outras coisas, e encontrei logo uns 20 problemas. Incrível.
Agora ainda tenho um problema por resolver. Não consigo definir manualmente a ligação à internet, pelo que tenho que usar a porcaria do software do meu provedor (que é horrível, tem poucas funcionalidades e me liga automaticamente à página deles, sem que seja possível alterar a página inicial).
Nem sei se hei-de de instalar tudo de novo (ainda me falta instalar a maior parte dos programas que costumo usar) ou correr o risco de perder tempo agora e mais tarde ter que instalar tudo de novo na mesma...
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial