sexta-feira, setembro 17, 2004

Absentismo

Li agora mesmo isto no Público: a taxa de absentismo em Portugal é das mais baixas da Europa (8,4%).
Sabendo dos constantes ataques na ecoados na imprensa às chamadas "baixas fraudulentas" (que concerteza existem, não estou a negar isso), parece-me surpreendente que a taxa de absentismo seja então tão baixa. Afinal as baixas não podem justificar a tal "falta de produtividade" de que os trabalhadores portugueses são constantemente acusados. Será que na Finlândia, que tem uma taxa de absentismo de 24% as baixas fraudulentas são muito superiores às que se verificam em Portugal? E na Alemanha, onde a mesma taxa é de 18,3%, ou a Holanda (20,3%)? Mas esses países supostamente têm uma produtividade superior à de Portugal. Como explicar isto?

Será que estas baixas estão relacionadas com o clima/horas de sol que cada país tem? Portugal, Espanha, Itália e Grécia têm as taxas mais baixas, e os países nórdicos taxas de absentismo mais altas. Por outro lado a Irlanda também pertence ao clube dos países onde há menos baixas, pelo que pode não ter nada a ver com isso.

Outra conclusão deste estudo que me pareceu bastante interessante foi que os homens ficam mais dias em casa do que as mulheres na Europa dos 15 (15,5 por cento contra 13,3 por cento), sobretudo na Grécia (8,9 por cento contra 3,5 por cento), Áustria (20,4 por cento contra 12,1 por cento) e Luxemburgo (21,4 por cento contra 11,1por cento). O mais surpreendente é o diferencial entre homens e mulheres nestes 3 países. Dá que pensar...
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial