quarta-feira, abril 21, 2004

Trabalho árduo

Ontem lá me decidi a instalar um segundo disco duro no PC. À primeira, não parecia nada de especial. As instruções vinham no verso do disco, pelo que tive que as copiar à mão, para quando o disco já estivesse "fora da vista", na caixa do PC. Ao tentar enfiar o dito na slot tive a primeira dificuldade. Aquilo não queria entrar nem por nada. Estranho, pensei, estas coisas deviam ter todas o mesmo tamanho. Passado um bocado, espreitei pelo outro lado, e descobri o que se passava: umas coisas de metal, tipo molas a meter para dentro, implicavam que tinha que fazer um pouco de força, e dar "um jeitinho", para que o disco entrasse. Assim, sim. Primeiro passo concluído. Ligar os cabos - um fininho, um BUS de comunicação, penso eu, e outro com menos fios, mas mais grosso, de alimentação - foi fácil. Ah, muito importante, ainda antes de colocar o disco na slot de expansão era preciso ver como ligar os jumpers. Neste caso, com um disco Seagate que eu queria ligar como slave (escravo não soa nada bem), era só tirar uma coisinha pequenina que faz a ligação dos jumpers. Fácil...

A parte mais complicada, no sentido de não saber mesmo o que fazer, ainda estava para vir. Primeiro, configurar a BIOS. Segundo as instruções, era só entrar no menu dos discos e por o disco "slave" em auto detect. Por sorte, acertei logo, mas mais tarde vim a perceber que me podia ter enganado facilmente... escolhi o primary slave (também havia secondary slave). A parte pior vinha logo a seguir. A BIOS tinha detectado o disco, pelo que o computador arrancou sem problemas, mas ao abrir o explorador do windows, o disco não estava lá... Nas instruções que eu tinha copiado, falava em utilizar uma disquete de startup do windows, e fazer um fdisk... Bem, eu tenho o XP, e as disquetes de startup não fazem fdisk... Bolas... Felizmente este era o segundo disco, ou seja, podia usar o primeiro para... aceder à net e descobrir o que fazer. Procurei, procurei, procurei... depois de encontrar muita coisa que não me interessava, BINGO, achei um fórum que respondia à minha pergunta (ok, tive que me registar, e já sei que à conta disso vou receber ainda mais spam e vírus do que recebia até agora). Afinal, o XP tem um programinha (um qq coisa manager, já me esqueci) que se abre a partir do menu normal (e nem tenho que fechar a ligação à net nem nada, maravilha), que mostra quais os discos que estão ligados, e a partir do qual se inicializa um drive e depois se formata... e voilá!!! Maravilha!!! A pessoa que escreveu as instruções no fórum (umas 3 ou 4 linhas) até indicava o nome do ficheiro do manager (qqcoisamgt.msc) que se pode correr directamente a partir de start->run :-) Adoro a internet!!!!

Agora parece muito simples mas no total devo ter demorado umas 3 ou 4 horas a finalizar o processo. E não tive complicações de maior (género a BIOS não reconhecer o disco). Falta dizer que nunca tinha montado nada num PC antes, a não ser uma memória RAM, que é muitíssimo mais fácil (é só colocar a plaquinha na slot da placa mãe, e o resto é feito automaticamente pelo windows). Agora estou pronta para instalar o próximo! ;-)
0 comentário(s)

0 Comentário(s):

Enviar um comentário página inicial