Hoje peguei na revista Grande Reportagem, que vinha com o DN de sábado. José Manuel Barata-Feyo escreve uma página sobre "a grande limpeza" das cidades em preparação para o Euro 2004. A certa altura, queixa-se por, em Portugal, "sermos desagradavelmente atendidos nos guiches dos serviços e dos transportes públicos, nas caixas dos supermercados e, pior ainda, na perspectiva do turista, nos restaurantes, nos cafés e nas lojas onde os propietários e os respectivos empregados tratam o cliente abaixo de cão, fazendo-lhe o favor de receber o seu dinheiro a troco de um serviço de má qualidade, prestado de trombas, mais adequado à impertinência de um pedinte no sinal vermelho do que a quem vive do comércio e do lucro que lhe deixam os clientes".
Isto deixa-me a pensar... Se bem me lembro, em Portugal, quando se vai a uma sapataria (só para dar um exemplo), há uma/um funcionária/o que vem atender a/o cliente, pergunta-lhe o que deseja, qual é o número, vai buscar os sapatos e normalmente ainda se dá ao trabalho de procurar outros sapatos que estejam dentro dos parâmetros definidos pela/o cliente. De todas as vezes que fui a uma sapataria portuguesa "tradicional" foi assim que fui atendida. Noutros países, este tipo de serviço nem sempre existe. Certas sapatarias caras têm funcionárias/os que supostamente estão lá para servir as/os clientes, mas que na verdade fazem o seu trabalho com muito má cara, respondem torto às/aos clientes, e se recusam a fazer o serviço de forma profissional. Pelo menos nas lojas portuguesas, tenho a certeza que os turistas não se sentirão pior do que nas lojas dos países de onde vêm.
Nos restaurantes em Portugal (como nos outros países) há de tudo. Desde empregadas/os com sorrisos de orelha a orelha que fazem tudo para agradar à/ao cliente, mandam umas piadas para animar, e são eficientes, como outras/os que têm todo o tempo do mundo para nos atender ou são carrancudas/os, ou... deviam ter outra profissão, simplesmente. Mas na verdade, na maioria dos restaurantes portugueses, as/os empregadas/os são eficientes, e o serviço é, pelo menos, razoável.Noutros países da Europa, em que um serviço como o proporcionado por um restaurante é bastante caro, a "regra" é exactamente ao contrário: por norma as/os empregadas/os são carrancudas/os e mal encaradas/os, dando a impressão que nos fazem o favor de aceitar o nosso dinheiro em troca de um serviço que podia e devia ser feito de outra maneira. E, com sorte, o único sorriso que alguma vez obteremos destas pessoas será na altura de pagar, na esperança de que a gorjeta seja boa. Não tenho dúvidas que os turistas que virão no Euro 2004 não terão a mínima dificuldade em reconhecer a qualidade dos serviços que lhes serão prestados, bem como a simpatia das pessoas que os atendem. Aliás, os turistas há muitos anos que vêm a Portugal e ficam satisfeitos, não é agora que vem aí o Euro 2004 que vamos acolher turistas pela primeira vez.
0 comentário(s)
Free Counter
desde 08.12.2005
Posts Úteis
Notícias
Utilitários
Outros Blogs
De vez em quando
terça-feira, abril 20, 2004
A qualidade de serviço
0 Comentário(s):
Enviar um comentário página inicialBlogs Emigrados
- A Casa da Micas
- Albarcuel, uma Praia na Sibéria
- As Sílabas Tónicas Sem Gás
- Boas Intenções
- Bolas de Berlim
- Café da Nysa
- Correio Verde
- Cromossoma X
- Dedos de Conversa
- Estação Central
- Flor dos Alpes
- Há Mouro Na Costa
- Inês em Nova York
- Mão Tremida
- Minhoca nas Salsichas
- Não sei se é boa ideia
- Rititi
- The Awful German Language
- Tiago Pinhal
- Triping Out of my Space
- Spectrum
- Um Portuga em Apuros nos Trópicos
Diariamente
- 1001 maneiras de poupar
- A Testar os Meus Limites
- Ana no País dos Dragões
- A Pipoca mais Doce
- O Boato
- Bosque da Robina
- Confraria do Atum
- Controversa Maresia
- Escandaleiras
- High Fidelity
- Lilás com Gengibre
- Lista de Compras
- naked sniper
- Novo Rumor
- Num dia de Chuva
- Quase em Português
- Random Precision
- Sociedade Anónima
- Tiras da Lagoa
- Troll Urbano
- Vida de Casado
Arquivos
- abril 2004
- maio 2004
- junho 2004
- julho 2004
- agosto 2004
- setembro 2004
- outubro 2004
- novembro 2004
- dezembro 2004
- janeiro 2005
- fevereiro 2005
- março 2005
- abril 2005
- maio 2005
- junho 2005
- julho 2005
- agosto 2005
- setembro 2005
- outubro 2005
- novembro 2005
- dezembro 2005
- janeiro 2006
- fevereiro 2006
- março 2006
- abril 2006
- maio 2006
- junho 2006
- julho 2006
- agosto 2006
- setembro 2006
- outubro 2006
- novembro 2006
- dezembro 2006
- janeiro 2007
- fevereiro 2007
- março 2007
- abril 2007
- maio 2007