terça-feira, maio 25, 2004

Compras...

Preciso de ir às compras. Pois, preciso de um fato novo. É em alturas como esta que me lembro do meu pai - por um lado, sempre pronto para ir às compras connosco, por outro sempre a mandar bocas do género "tens em casa um guarda-fatos cheio de roupa que não vestes". A verdade é que hoje tive que vestir o fato de verão que tenho, e não gostei nada do que vi. Um dos chumaços do casaco estava fora do sítio, e parece-me que está completamente estropiado, as calças são de um modelo que já não se usa (além de que já não lhes acho piada nenhuma), e ainda para mais nenhum dos meus sapatos combina com o fato (as sandálias até davam, mas está ainda frio para elas, especialmente às 8 da matina)... É lixado. Quase nunca usei o fato (a última vez foi há dois anos!), está praticamente novo, foi lavado uma vez (as calças se calhar mais, não que me lembre), e recuso-me a usá-lo de novo, a não ser por motivos de força maior. Ao menos tenho uma boa desculpa para investir num fato novo: preciso de um para usar no trabalho, mais frequentemente que até agora, para as reuniões com os "clientes" (ahah, adoro este termo). Lá vou eu fazer uma vistinha à Mango ou à Zara, ou às duas eheh, que são os sítios que têm as coisas mais giras e mais em conta, respectivamente, sem deixarem de parecer muito bem. E não me interessa o que dizem as apresentadoras do "esquadrão da moda" (people + arts, quintas ao início da noite), 50 euros não é pouco dinheiro por um fato, embora admita que, se for à Mango, acabe por me sair um pouco mais caro... E eu que andava a poupar dinheiro...
0 comentário(s)

Futebol e baptizados

Uma amiga minha decidiu baptizar os filhos no dia 12 de Junho, exactamente à hora que começa o primeiro jogo de Portugal. A história é ligeiramente mais complicada que isto. Ao início, o evento estava marcado para o dia 5. Eu só entro em igrejas obrigada, mas ela lá me convenceu (as coisas que eu não faço pelos amigos!!!). Mudei a minha festa de anos por causa disto, bem como um brunch que estava a organizar. Passado uma semana, ela decide mudar o baptizado para o dia D, hora H... Eu mal posso acreditar numa coisa destas. Odeio que as pessoas faltem a uma festa por causa do futebol, portanto sinto-me mal por faltar por esta razão. Mas é a Selecção!!! É o primeiro jogo!!! E sabe-se lá se estes rapazes conseguem passar à fase seguinte?! Sabe-se lá se vou ter mais que 3 oportunidades de me vestir com as cores da bandeira, de boné e t-shirt(sim, não exageremos), e pôr a bandeira do meu país na janela!!!
Tenho muita pena, miúda. Há poucas coisas na vida que eu não troco por nada (ou quase nada) e um jogo de Portugal, no Euro2004, é uma delas. É das poucas coisas em que sei que todos, mas todos, aqueles cujo coração bate por Portugal, seguem. Todos vão vibrar ao mesmo tempo, resmungar ao mesmo tempo, ter as mesmas emoções ao mesmo tempo. E, já que não posso estar no Estádio, ao menos vou estar no meu estádio privado, a vibrar com a selecção.
0 comentário(s)

quinta-feira, maio 13, 2004

tempo de mudança

Hoje fui assaltada por uma dúvida existencial. Se uma mulher encontra alguém com que consegue ter orgasmos múltiplos e orgasmos simultâneos, e se lembra disso mesmo quando tem discussões com essa pessoa, será que encontrou "o tal" (ou "a tal", não vem ao caso), ou é apenas viciada em sexo com essa pessoa?
0 comentário(s)

quinta-feira, maio 06, 2004

Oprah

Gosto muito de ver o programa da Oprah (Sic Mulher, cerca das 18h00). Admiro mesmo esta senhora que, apesar da sua popularidade (ou se calhar por causa dela), não tem medo de dizer o que pensa, o que sente, contar-nos histórias da vida dela, e ainda mandar umas piadolas que fazem toda a gente rir. Já me emocionei várias vezes ao ver o programa dela, ri-me a bandeiras despregadas, e anotei boas ideias.
O programa de ontem relembrou-me um tema que me é querido desde miúda: as poupanças. Apesar de nunca ter tido muito dinheiro, quando era pequena adorava contar as moeditas do meu mealheiro, e sabia sempre quanto tinha até ao centavo (pois, na altura não havia euros). Mais tarde arranjei um esquema de "poupanças" que no fundo acabava por ser uma maneira de amealhar uma quantia mínima necessária para fazer umas loucuras que me faziam bem à alma. Hoje em dia, em que já não tenho que contar tanto os tostões, continuo a gostar de poupar, sem contudo deixar de gastar o que for preciso naquilo que é necessário. O segredo está em não esbanjar o que se tem, e nunca gastar mais do que aquilo que se ganha.
Ora, segundo o especialista financeiro do programa de ontem, pelos vistos é possível a qualquer um, ter poupanças consideráveis. Ele dizia mesmo que toda a gente pode tornar-se milionária (dentro de um determinado tempo, consoante as poupanças que faz ao longo do tempo), mesmo que neste momento esteja coberto de dívidas até ao pescoço. Bem, a princípio parece ridículo. Quer se fale em dólares ou em euros, ser milionário significa possuir pelo menos um milhão, ou seja 1000000. Em "dinheiro a sério", uns 200 mil contos, ou seja uma data de massa. Segundo este senhor, é muito fácil, basta poupar uns tostões por dia (ele dava como exemplo poupar todos os dias uma quantia que correspondesse a uma hora de trabalho), e ao fim de uns 10 ou 20 ou 30 anos, estaríamos milionários. Achei muita piada à frase "that's the beauty of compound interest", ou seja, é essa a beleza dos juros compostos (juros sobre juros). Muito antes de aprender finanças, já o meu pai me tinha ensinado que quando depositamos dinheiro numa conta, e ele rende juros, se os juros forem depositados automaticamente na mesma conta onde está o "capital" (o dinheiro que inicalmente tínhamos depositado), então esses juros irão também render juros.
Assim de repente, uma pessoa/um casal que poupe 1000 euros por mês (33,3 euros por dia!), deposite o dinheiro numa conta daquelas que dão os juros mínimos (1,5%) e que apenas receba juros uma vez por ano, fazendo as contas muito por alto, ao fim de 20 anos, terá cerca de 284470 euros, ou seja, quase 57 mil contos. Nada mau. Mas pode-se fazer melhor, sem correr riscos, por exemplo, fazendo depósitos a prazo que podem dar 4% de juros. Com o mesmo esquema, em 20 anos (mais uma vez, fazendo as contas por alto), atinge-se a bela soma de 357337 euros, ou seja, quase 71 mil e 500 contos. Está melhor!!! O mesmo investimento (a mesma poupança), mas como está orientada para o longo prazo, então o depósito rende mais juros - e os juros compostos são muito maiores!!!
O problema é que a maioria das pessoas não pode poupar 1000 euros por mês... ou será que pode?
Bem, a mim custa-me um bocado a acreditar que posso um dia ser milionária, mesmo que demore 30 anos a chegar lá. Pensando bem, o que é que eu fazia se fosse milionária daqui a 30 anos? Não sei bem. Mas concerteza que me reformava um bocadinho mais cedo (até porque entretanto a idade da reforma deve ter subido para os 70 ou 80 anos!!!), e claro, fazia a boa vida que os reformados fazem - viagens, passeios, e não fazer nenhum. O melhor de tudo era mesmo comprar uma casa perto da praia num sítio onde estivesse bom tempo todo o ano, e desfrutar da boa vida. Afinal, é para isso que trabalhamos tanto durante tanto tempo!
Bottom line, achei boa ideia, e acho que vou dar uma olhadela nas minhas poupanças (ou planos de poupança) nos próximos dias. Quem sabe, chego à conclusão de que me posso dedicar a não fazer nenhum nos próximos 15 ou 20 anos? ;-)
0 comentário(s)

segunda-feira, maio 03, 2004

Mais uma semana que começa

Depois de mais um fim de semana cinzento, a semana começa, mais uma vez, com um sol esplendoroso. Parece de propósito para me irritar. No sábado tinha combinado fazer um churrasco com uns amigos, mas à hora marcada estava uma chuvada de meter medo. Enfim.

Boas notícias. Cientistas encontraram uma maneira de fazer crescer dentes no maxilar, tornando possível a substituição de um dente por um dente natural, em vez de uma prótese artificial. Para mim, isto são óptimas notícias, pode ser que assim acabem os meus pesadelos em que me caem os dentes todos (ou quase).